Já experimentou ter aulas de exatas em inglês?

A educação bilíngue surgiu com a proposta de conectar as matérias do currículo escolar com a experiência prática da língua estrangeira

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

Ter fluência em qualquer idioma hoje é quase uma condição para grandes experiências pessoais e profissionais. Quanto maior o contato com a língua, mais você desenvolverá habilidades – e com rapidez. Isso inclui também ter aulas de outras disciplinas no idioma estrangeiro, o que responde à pergunta que muitos se fazem: vale a pena aprender exatas em inglês? Sim, é excelente!

Por isso, a educação bilíngue surgiu com a proposta de conectar as matérias do currículo escolar com a experiência prática da língua estrangeira, como é o caso do inglês, indispensável para praticamente tudo, ainda mais para quem deseja ser um profissional de sucesso.

Crédito: IStock/PeopleImagesOs benefícios de aprender matemática em outro idioma

Como funciona a educação bilíngue?

Mais que ensinar os alunos a desenvolverem seu inglês, a educação bilíngue tem o objetivo de tornar essa segunda língua tão familiar quanto o português, nossa língua materna.

Para isso, as escolas com essa proposta incorporam o idioma estrangeiro ao currículo regular, a fim de que você possa aprender a falar por meio do contato com as matérias da escola e situações do dia a dia.

A escola bilíngue tem uma diferença bem grande de outras escolas que você conhece. Os professores não somente ajudam você a falar inglês melhor, mas, principalmente, a língua se torna um grande canal de comunicação entre educadores, alunos e até mesmo funcionários. Na prática, você vai aprender todas as matérias (Matemática, História, Artes, Ciências etc.) em inglês e português.

5 aplicativos para aprender matemática no dia a dia

No entanto, se você sabe pouco do idioma estrangeiro, isso não é um problema. Como a escola não pode desobedecer às determinações do Ministério da Educação, o ensino da língua portuguesa acontece de forma igual às escolas comuns. Mesmo sendo bilíngue, nenhuma escola pode deixar de receber alunos que não tenham estudado inglês. A lei é clara e exige que as disciplinas aconteçam em nossa língua oficial.

É cansativo estudar em uma escola bilíngue?

Definitivamente não. Para que a escola bilíngue funcione, tudo terá de ser adaptado para que você realmente se sinta um falante. Tanto que é comum encontrar pelos corredores cartazes, placas e outros materiais em inglês para incentivar o contato com a língua o tempo todo.

Para que você aprenda de verdade, as escolas bilíngues em geral adotam maneiras diferentes de ensinar, com o objetivo de facilitar a prática. Quando perceber, você já estará com os conhecimentos bem avançados.

Debates, trabalhos em grupo, seminários, peças de teatro, jogos, música, atividades online e até seu smartphone podem ser usados na aula. Além disso, há momentos dedicados ao estudo formal do inglês, assim como em Língua Portuguesa (gramática, ortografia, vocabulário, interpretação de texto etc.).

Como aprender exatas em inglês?

Primeiramente, para que a educação bilíngue funcione, todos os professores precisam ser fluentes em inglês. Mas não apenas com conhecimentos gerais: eles precisam saber como ministrar aulas no idioma. No caso das matérias de exatas, por exemplo, todas as expressões, fórmulas e jargões de Física, Química, Matemática, Desenho Geométrico e outras devem estar na ponta da língua.

O estilo de cada aula também tem que ser diferente. Você e outros alunos têm seu próprio jeito de aprender: alguns vão mais rápido, outros mais devagar, enquanto uns memorizam tudo facilmente e por aí vai. Então, as aulas precisam ser flexíveis e o professor deve adaptá-las a cada turma para que todos possam aprender com qualidade e identidade própria.

Os materiais didáticos adotados pela escola também são criados especialmente para a educação bilíngue, para que você tenha uma verdadeira imersão na língua inglesa e aprenda de forma contextualizada. Tudo é aprendido muito mais rápido quando o aluno se torna protagonista e sai da teoria para a prática.

Por isso, você participa de muitos projetos práticos para trabalhar os conceitos das matérias de exatas, melhorar seu raciocínio lógico, solucionar problemas e vencer desafios. São momentos em que você põe a mão na massa e se torna um engenheiro ou um cientista, sempre com muita diversão!

Gostou destas informações? Continue lendo no blog Novos Alunos.

1
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
2
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
3
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
4
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
5
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
8
01:07
Maior Sarau do Mundo – Fernanda Beirão – A arte de perder, de Elizabeth Bishop
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …