Dicas para montar uma biblioteca com livros de alfabetização
Diversos sites podem contribuir para o entendimento de novos métodos de alfabetização, planos de aula e conteúdos inspiradores para as crianças
Criar uma aula interessante, atraente e transformadora é uma missão complexa e requer, além de tempo e dedicação, condições estruturais que nem todo educador possui. Porém, nem só de opções caras e inacessíveis é feita a possibilidade de inovar ao preparar uma aula.
Pensando nisso, a especialista Mara Mansani, da Nova Escola, fez uma curadoria das melhores opções disponíveis de livros de alfabetização no campo de informação mais democrático que existe: a internet.
- Alimentos ultraprocessados aumentam risco de depressão? Entenda:
- Benfica x Braga: Aproveite a odd 6.50 para Di Maria marcar
- O hábito que é responsável por cerca de 70% dos casos de diabetes tipo 2
- Como apostar na Copinha 2025: Guia Completo
Quais são os melhores endereços para acessar planos de aula, métodos de alfabetização, ideias de abordagem e conteúdos inspiradores sobre temas pertinentes como cultura da infância, livre brincar e potencial educativo? A lista abaixo divide os sites em assuntos e áreas de interesse para facilitar a busca do professor. Confira:
Sobre boas práticas de leitura e escrita
- O Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura é responsável pelo projeto “Contadores de Histórias Encantadas”, uma ação educativa voltada para o 4º e o 5º anos do ensino fundamental.
O site disponibiliza para download um ótimo material com propostas de leitura e escrita de textos. São 25 fichas de histórias brasileiras e um livro do professor, tudo em PDF.
- No acervo da Nova Escola, há diversos materiais pedagógicos de todas as disciplinas e anos. O professor pode passar horas navegando a se inspirando para criar suas aulas. Um deles é o “Era uma vez… lendas e fábulas”, uma coletânea de mitos e histórias brasileiras.
Para compreender, ensinar e amar nossos pequenos
- O Instituto Alana mantém o projeto Território do Brincar. Nele podemos entender a importância da brincadeira na formação de nossas crianças, encontrar opções divertidas do Brasil inteiro e o livro Território do Brincar – Diálogo com escolas, organizado por Renata Meirelles, que conta essa experiência sensacional.
- O Movimento Todos Pela Educação também oferece muitos subsídios gratuitos para download, como o caderno digital 100 perguntas que vão dar o que falar.
Como anuncia o título, ele contém cem perguntas a serem feitas às crianças, que permitem ao professor compreender melhor como elas pensam. O professor pode registrar as respostas no próprio caderno digital e acompanhar as transformações de cada aluno ao longo do tempo.
Pela paz
- Em tempos tão turbulentos, a cultura da paz é mais do que necessária. A Unesco disponibiliza o livro Paz, Como se Faz? Semeando Cultura de Paz nas Escolas, de Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman.
Lá você encontra várias atividades que levam as crianças a uma mudança de atitudes que garanta uma convivência melhor entre todos.
CENPEC lança livro interativo
Como vimos, livros são excelentes no processo de aprendizagem e desenvolvimento, e é muito importante que haja incentivo de leitura ou interação das crianças.
Por isso, o CENPEC lançou a obra “O Rapto da Vaca Sagrada”, eletrônica e gratuita, disponível em aplicativo para Google Play.
O livro conta a história de um detetive que embarca numa viagem para encontrar uma vaquinha sagrada em apuros. Ela teria sido sequestrada na Índia e o caminho que leva à descoberta do seu paradeiro inclui um divertido conjunto de atividades interativas relacionadas à língua portuguesa.
A ideia é encontrar maneiras de auxiliar o detetive indiano a decifrar alguns códigos da nossa língua para, enfim, devolver a vaquinha sagrada ao seu povo. Para isso, o material é repleto de atividades interativas, que convidam os estudantes em fase de alfabetização a interagir com letras e palavras.
A intenção deste lançamento é que o livro seja adotado em sala de aula, pelos professores. Assim, trabalham questões muito importantes e corriqueiras neste período de alfabetização: a troca de consoantes na constituição das palavras e a identificação destas letras, pelas crianças, a partir de sua sonoridade.
A iniciativa é da equipe do CENPEC, que defende a produção de conteúdos virtuais e interativos como excelente ferramenta educacional. A instituição tem 30 anos de experiência em formação de professores e desenvolvimento de materiais pedagógicos.