Maioria dos estudantes quer prova do Enem em maio de 2021
O resultado da enquete, no entanto, ainda não é a nova data para a realização das provas
Metade dos candidatos que participaram da enquete sobre a nova data de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 respondeu que gostaria de fazer a prova em maio de 2021.
Para 49,7% dos estudantes, o Enem impresso deve ser aplicado em 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital em 16 e 23 de maio.
As outras opções de data eram o Enem impresso em 6 e 13 de dezembro deste ano e Enem digital em 10 e 17 de janeiro de 2021, com 15% dos votos; e Enem impresso em 10 e 17 de janeiro de 2021 e Enem digital em 24 e 31 de janeiro, com 35,3% dos votos dos estudantes.
O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, afirmou que espera definir a nova data para o Enem em até duas ou três semanas.
“Mais de 80% pediram para fazer a prova no ano que vem. É uma opinião importante, mas não é a única fonte de decisão”, disse, ressaltando que poderá ser, inclusive, uma data diferente daquelas que foram colocadas na enquete.
O exame estava marcado para ser realizado em novembro, mas foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o Inep, 1,113 milhão de estudantes responderam à enquete –19,3% dos mais de 5,7 milhões de inscritos no exame.
Para o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, caso o Enem 2020 seja realizado em maio do ano que vem, isso prejudicaria o primeiro semestre letivo das universidades. “É uma variável que será levada em consideração no debate com as instituições”, explicou.
Sisu e Enade
Paulo Vogel disse que o portal do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) já está aberto para a consulta de vagas para ingresso no segundo semestre deste ano, nas universidades e institutos federais de ensino. As inscrições vão de 7 a 10 de julho.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, também anunciou que a prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) ue aconteceria em novembro, será adiada para 2021 em razão da pandemia da covid-19 e dos problemas para a conclusão do cronograma do segundo semestre letivo.
A nova data ainda será definida. O Enade avalia o desempenho dos estudantes e dos cursos de ensino superior. Com informações da Agência Brasil.