‘Manaus em Debate’ traz conversas sobre história e cidadania

“Manaus em Debate” fala do transporte, cidadania e história da cidade

O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) inicia no dia 3 de agosto, mais uma etapa do seminário “Manaus em Debate”. Realizado há três anos, o projeto tem apoio da Manauscult e proporciona a estudantes e à comunidade em geral, discussões de temas voltados à história e cidadania, sempre com intermédio de profissionais renomados. Os eventos acontecem em diferente bairro, sempre com entrada Catraca Livre.

De 31 de agosto e 4 de setembro, no Assentamento do Povo Indígena do Sol Nascente, das 19h às 21h. Professor há 47 anos, o poeta, músico e vice-presidente do Concultura, Celdo Braga, leva sua experiência de sala de aula aliada ao conhecimento artístico para o seminário. Ele é um dos palestrantes e apresentará uma temática voltada ao som e aos elementos amazônicos.

A ideia

Segundo o presidente do Concultura, Márcio Souza, todos os palestrantes possuem um olhar crítico sobre a arte, cultura e urbanidade da cidade, além de contextualizar os temas com a história da região amazônica. “Queremos discutir Manaus, fazer as pessoas observarem o que está ocorrendo ao seu redor. E, apesar de ser dentro da escola, não é um evento só para estudantes: vão os pais, amigos e vizinhos durante a semana toda”, disse.

Programação

Palestrante: historiadora, jornalista e professora Etelvina Garcia
Tema “Manaus, da Colônia ao Império”

Terça, dia 1
Palestrante: historiadora, jornalista e professora Etelvina Garcia
Tema “Manaus, do Império à República”

Quarta, dia 2
Palestrante: músico e professor Celdo Braga
Tema “Conexão poética e sonora com elementos da Amazônia”

Palestrante: professor e doutor em Engenharia de Transportes Geraldo Alves
Tema  “Manaus, do encanto do bonde à dureza do mototáxi: sujeitos e suas ações”

Sexta, dia 4
Apresentação teatral e distribuição de uma revista em quadrinhos que conta a história de Manaus.