MEC anuncia corte de metade do orçamento para a Capes

Com a medida, nenhum novo pesquisador receberá o financiamento neste ano

Por: Redação Comunicar erro

Em meio ao retrocesso intelectual que dá as cartas no Brasil de Bolsonaro, o Ministério da Educação anunciou o corte de metade do orçamento destinado a Capes.

O órgão é responsável por manter a maior parte das bolsas de mestrado e doutorado no País. Com a redução, entretanto, a Capes terá à disposição apenas R$ 2,2 bilhões (R$ 2,1 bilhões a menos que os 4,3 bilhões garantidos neste ano). O corte deve atingir quase 200 mil bolsistas de pós-graduação e professores de escolas públicas

Justificativa

Diante das acusações de sucateamento da pasta, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, justifica que os cortes são necessários para custear as atividades das universidades federais em 2020.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Weintraub explicou: “Quase tudo vai ficar igual ou melhor. O único lugar que teremos de apertar e vai aparecer número ruim será na Capes. Vai sair o número, o pessoal vai gritar, mas será resolvido”.

Apesar dos cortes, Weintraub disse que ministério busca evitar que bolsistas fiquem sem pagamento – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Corte afeta bolsas em andamento

Desde o início do governo Bolsonaro, esta não será a primeira vez que a Capes, principal financiadora de pesquisas de pós-graduação no Brasil, arca com o contingenciamento de recursos que seriam revertidos a novos pesquisadores.

No início da tarde desta segunda-feira, 2, o presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correa, anunciou corte de mais 5.613 bolsas de pós-graduação a partir de setembro. O congelamento, que passa a vigorar neste mês, soma-se a outras 6.198 bolsas que haviam sido bloqueadas no primeiro semestre de 2019.

Ao todo, as 11.811 bolsas cortadas correspondem a 5,57% do total de vagas ofertadas pelo sistema neste ano.

1 / 8
1
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
2
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
3
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
4
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
5
25s
Maior Sarau do Mundo – Alexandre De Maio
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
6
44s
Maior Sarau do Mundo – Camila Passetti
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e participe: …
7
28s
Maior Sarau do Mundo – Fernanda Miranda
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
8
49s
Maior Sarau do Mundo – Gabriela Rassy
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e participe: …