Microsoft lança cursos gratuitos de IA ministrado por mulheres
As aulas são em português e estão disponíveis gratuitamente por meio das plataformas de ensino online de alguns parceiros da Microsoft
A Microsoft recebe inscrições para novos cursos gratuitos de IA, todos ministrados apenas por mulheres. A novidade faz parte dos esforços da big tech norte-americana para democratizar o acesso à inteligência artificial (IA) no Brasil.
A iniciativa é oferecida através do FluêncIA, pacote de cursos voltados para quem deseja começar a aprender sobre IA generativa.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Os conteúdos foram gravados apenas por especialistas mulheres da Microsoft, que atuam nas áreas de inteligência de dados, IA, nuvem e vendas. O objetivo é reforçar que não há distinção de gênero para carreiras de tecnologia, nas quais as mulheres são minoria.
Os cursos gratuitos de IA da Microsoft
As aulas são em português e estão disponíveis por meio das plataformas de ensino de alguns parceiros listados no site do Conecta+, hub de qualificação profissional da Microsoft, dentre os quais se destacam a Escola do Trabalhador 4.0, a ATN, e o Capacítate, da Trust for the Americas.
Ao todo, serão cerca de 4 horas de aulas gravadas por Stéfany Mazon, diretora de Soluções de Azure da Microsoft Brasil, Milene Coelho, especialista de contas de publicidade da Microsoft Brasil, Tatiana Aidar, especialista de dados e IA da Microsoft Brasil, e Renata Marinho, especialista de Soluções de Modern Work da Microsoft Brasil.
Os conteúdos abordarão os temas: A história da IA; Inteligência Artificial Generativa; A evolução das buscas on-line; Como ser mais produtivo usando o Bing Chat; Ética em IA e Como usar o Microsoft Copilot.
Os treinamentos poderão ser acessados pelos alunos nas plataformas dos parceiros.
IA generativa
As ferramentas de inteligência artificial já são uma realidade em empresas de todos os setores e começam a ter o seu uso expandido para diversos departamentos, por meio do Copilot, ferramenta de IA generativa da Microsoft.
Segundo um estudo da Microsoft sobre o uso do Copilot no Microsoft 365 no ambiente de trabalho, feito com as empresas clientes que fizeram parte do programa de acesso antecipado , 70% dos usuários relataram aumento na produtividade.
O uso da solução melhorou a qualidade do trabalho para 68% dos entrevistados, que também afirmaram que a solução ajudou a impulsionar o processo criativo. Além disso, os usuários foram 29% mais rápidos em tarefas específicas como pesquisa, redação e resumo.
Com ampliação do uso dessas ferramentas, é primordial que a força de trabalho saiba não apenas usar a IA, mas também entenda como a tecnologia funciona e como utilizar os recursos de forma ética e responsável.