Microsoft lança cursos gratuitos de IA ministrado por mulheres
As aulas são em português e estão disponíveis gratuitamente por meio das plataformas de ensino online de alguns parceiros da Microsoft
A Microsoft recebe inscrições para novos cursos gratuitos de IA, todos ministrados apenas por mulheres. A novidade faz parte dos esforços da big tech norte-americana para democratizar o acesso à inteligência artificial (IA) no Brasil.
A iniciativa é oferecida através do FluêncIA, pacote de cursos voltados para quem deseja começar a aprender sobre IA generativa.
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Curso gratuito com professores de Harvard tem vagas abertas
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
Os conteúdos foram gravados apenas por especialistas mulheres da Microsoft, que atuam nas áreas de inteligência de dados, IA, nuvem e vendas. O objetivo é reforçar que não há distinção de gênero para carreiras de tecnologia, nas quais as mulheres são minoria.
Os cursos gratuitos de IA da Microsoft
As aulas são em português e estão disponíveis por meio das plataformas de ensino de alguns parceiros listados no site do Conecta+, hub de qualificação profissional da Microsoft, dentre os quais se destacam a Escola do Trabalhador 4.0, a ATN, e o Capacítate, da Trust for the Americas.
Ao todo, serão cerca de 4 horas de aulas gravadas por Stéfany Mazon, diretora de Soluções de Azure da Microsoft Brasil, Milene Coelho, especialista de contas de publicidade da Microsoft Brasil, Tatiana Aidar, especialista de dados e IA da Microsoft Brasil, e Renata Marinho, especialista de Soluções de Modern Work da Microsoft Brasil.
Os conteúdos abordarão os temas: A história da IA; Inteligência Artificial Generativa; A evolução das buscas on-line; Como ser mais produtivo usando o Bing Chat; Ética em IA e Como usar o Microsoft Copilot.
Os treinamentos poderão ser acessados pelos alunos nas plataformas dos parceiros.
IA generativa
As ferramentas de inteligência artificial já são uma realidade em empresas de todos os setores e começam a ter o seu uso expandido para diversos departamentos, por meio do Copilot, ferramenta de IA generativa da Microsoft.
Segundo um estudo da Microsoft sobre o uso do Copilot no Microsoft 365 no ambiente de trabalho, feito com as empresas clientes que fizeram parte do programa de acesso antecipado , 70% dos usuários relataram aumento na produtividade.
O uso da solução melhorou a qualidade do trabalho para 68% dos entrevistados, que também afirmaram que a solução ajudou a impulsionar o processo criativo. Além disso, os usuários foram 29% mais rápidos em tarefas específicas como pesquisa, redação e resumo.
Com ampliação do uso dessas ferramentas, é primordial que a força de trabalho saiba não apenas usar a IA, mas também entenda como a tecnologia funciona e como utilizar os recursos de forma ética e responsável.