Mostra no Cinusp homenageia Tonino Guerra

A programação traz alguns dos filmes que destacaram o roteirista italiano

Por Redação
02/04/2012 17:13 / Atualizado em 05/05/2020 16:28

O destino estava traçado. Os dois irmãos – um de sete anos e outro de onze – não conseguiam mais viver sem a presença de seu pai. Partir era inevitável e, com a coragem que só pertence à infância, deixaram o interior da Grécia sem hesitar. O caminho trazia novos amigos, assim como temores até então desconhecidos. Em “Paisagem na Neblina” , o roteirista Tonino Guerra empresta todo o seu lirismo para as telas de cinema. Infelizmente, o poeta italiano faleceu no último dia 23 de março, aos 92 anos.

reproduçãoTonino Guerra (1920 - 2012)
Tonino Guerra (1920 - 2012)

Para homenagear Tonino e relembrar suas contribuições e parcerias – entre elas com Federico Fellini – o Cinusp realiza mostra com os principais destaques de sua carreira. De 2 a 10 de abril, com entrada gratuita, os filmes são exibidos em sessões às 16h e 19h.

Entre 1944 e 1945, Guerra ficou preso em um campo de concentração e durante tal período escreveu I Scarabócc, poema que foi redigido no dialeto romagnol. No cinema, teve Cesare Zavattini como mestre e dividiu com Fellini o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1975, com Amarcord.

Confira alguns filmes em destaque:

Paisagem na Neblina

Data de exibição: 2 e 5 de abril
Horário: 16h
Direção: Theodoros Angelopoulos; Grécia, 1988, 133 min. Indicativa – 14 anos.
Sinopse: No interior da Grécia, dois irmãos partem em uma longa jornada à procura de seu pai, que supostamente vive na Alemanha. A obsessão pela figura paterna os levará ao limite entre a infância e a adolescência, conforme encontram perigos e amigos pelo caminho.

O filme é considerado a obra-prima do diretor grego Theo Angelopoulos e foi premiado em festivais de cinema na Europa.

http://www.youtube.com/watch?v=gmpBmfqT3wU&feature=results_video&playnext=1&list=PLCA53CE798AC2D623

Bom dia, Babilônia

Data de exibição: 3 de abril
Horário: 19h
Direção: Paolo Taviani e Vittorio Taviani; Itália/França/Estados Unidos, 1987, 120 min. Indicativa – 14 anos.
Sinopse: Após a falência da empresa do pai, dois irmãos que trabalham na restauração de catedrais na Toscana, deixam a Itália em direção aos Estados Unidos, em meados da década de 1910. Chegando em Hollywood, passam a trabalhar na construção dos suntuosos cenários do filme “Intolerância”, o famoso épico do cineasta David. W. Griffith.

Nos bastidores do mundo do cinema, os irmãos percebem que a grandiosidade artística das igrejas agora se manifesta na criação de cenários de filmes como este. Entusiasmados, os dois casam com belas atrizes e sonham com um futuro de paz e harmonia. Mas eis que eclode a Primeira Guerra Mundial.

http://www.youtube.com/watch?v=r4HfKiL3jJA

Identificação de uma mulher

Data de exibição: 3 e 9 de abril
Horários: 16h e 19h, respectivamente
Direção: Michelangelo Antonioni; Itália/França, 1982, 128 min. Indicativa – 18 anos
Sinopse: Após ser abandonado pela esposa, um diretor de cinema decide fazer um filme sobre as relações amorosas femininas. Então, ele sai em busca da atriz ideal para interpretar a protagonista do filme.

Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, o filme acabou conquistando um prêmio especial concedido em comemoração aos 35 anos do evento.