Mostra sobre diversidade sexual acontece na Uerj

07/08/2013 12:15 / Atualizado em 05/05/2020 16:37

Filme sobre Madame Satã fará parte da mostra
Filme sobre Madame Satã fará parte da mostra

Com  pinturas, vídeos, fotografias, instalações e debates a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com a UFRJ, promove a Mostra “CAMP! Arte e Diferença”, no Campus Maracanã, entre 20 de agosto e 20 de setembro. CAMP é um conceito acadêmico referente ao gosto pelo exagero e pela artificialidade, tão característicos e identificados na cultura gay mundial. Todas as atividades terão entrada gratuita.

A exposição ficará instalada na Galeria Cândido Portinari, com visitação de segunda a sexta das 10h às 22h,  e contará com obras de  Leo Ayres, Julio Lúcio, Fábio Carvalho, Raul Leal, Victor Arruda, Cristina Salgado, Sebastián Freire, Barbara Copque, Marina de Botas, Cláudia Hersz e Dalton Paula.  Os trabalhos foram produzidos no contexto da luta por direitos civis de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros, transsexuais e intersexuais no Brasil, promovendo a inclusão social através da arte.

No período de 16 à 20 de setembro acontecerão exibições de filmes na Concha Acústica da Uerj, sempre às 19h. E nos dias dias 18 e 19 ocorrem debates e palestras. No primeiro dia, serão três mesas de palestras no Auditório Cartola, no Centro Cultural da Uerj e, no segundo ocorrerá um debate com o Deputado Federal  Jean Wyllys, no Teatro Odylo Costa Filho, após a exibição do filme “Doce Amianto”. Confira a programação de filmes e debates:

Dia 16

“Madame Satã” (2002), de Karim Ainouz
Sinopse: No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco, artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita, prostituta e sua “esposa”. Neste ambiente João Francisco se transformar no mito Madame Satã. Biográfico – Drama – 105 min. Colorido. Classificação etária recomendada: 16 anos.

Dia 17

“Anjos da Noite” (1987), de Wilson Barros. Sinopse: Diversos personagens cruzam-se na noite paulistana à procura de amor e aventura. Ensaio cinematográfico sobre a solidão do homem urbano. Drama. 110 min. Colorido. Classificação etária recomendada: 18 anos.

Dia 18

“O Beijo da Mulher Aranha” (1985), de Hector Babenco. Sinopse: O filme conta a história do prisioneiro político de esquerda Valentín Arregui (Raul Julia) e Luís Molina (William Hurt), um homossexual afeminado condenado por “corrupção de menor”. Os dois dividem uma cela numa prisão brasileira. Drama. 120 min. Colorido. Classificação etária: 18 anos.

MESA 1 – 18 de setembro 2013, quarta-feira, 9h
Camp: Mídia e sua Atualidade
Prof. Mauricio de Bragança (UFF)
Prof. Denilson Lopes (UFRJ)
Prof. Thiago Soares (UFPB)
Mediação e debate: Prof. Sérgio Carrara (UERJ)

MESA 2 – 18 de setembro 2013, quarta-feira, 14h

Canções e Divas
Profa. Claudia Mattos (UFF)
Prof. Julio Diniz (PUC-Rio)
Profa. Ana Chiara (UERJ)
Mediação e debate: Ricardo Freitas (UERJ)

MESA 3 – 18 de setembro 2013, quarta-feira, 17h

Encontro com artistas e ensaístas.
Silviano Santiago e Daniel Link.
Mediação e debate: Prof. Ítalo Moriconi (UERJ)

Dia 19

“Doce Amianto” (2013), de Guto Parente e Uirá dos Reis – exibição seguida de debate com o deputado federal do Rio de Janeiro JEAN WYLLYS – TEATRO ODYLO COSTA, FILHOSinopse: Amianto vive isolado em seu próprio mundo de fantasia, habitado por seus delírios e desenfreada esperança, onde seu talento e sua melancolia coexistem lado a lado. Depois de se sentir abandonada por seu amor (The Boy), Amianto encontra abrigo na presença de seu amigo morto, Blanche, que irá protegê-la contra a sua dor, pelo menos tanto quanto ela puder. Com a ajuda de sua fada madrinha, Amianto reúne forças para continuar a viver na esperança de ser um dia feliz. Drama – 70 min. Colorido. Classificação etária recomendada: 18 anos.

Dia 20

“Toda Nudez Será Castigada” (1973), de Arnaldo Jabor. Sinopse: Jovem mimado encontra uma prostituta e fica confuso sobre a natureza de seus sentimentos por ela, ele não pode decidir entre atração e repulsa. Drama – 102 min . Colorido. Classificação etária: 18 anos.