ONU oferece bolsas de estudo para brasileiros
As inscrições para o programa da ONU vão até 31 de outubro; saiba como participar
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) recebe inscrições até 31 de outubro para o programa de bolsas de estudos destinado a indígenas e quilombolas.
O objetivo do programa é dar aos povos originários e quilombolas a oportunidade de aprender sobre o trabalho das instituições e dos mecanismos da ONU que tratam dos direitos humanos em geral e das questões dos povos indígenas, em particular.
Os participantes que concluírem este programa estarão mais aptos para ajudar as suas organizações e comunidades a proteger e promover os seus direitos.
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O programa de estudos, previsto para o verão de 2024, terá duração de 4 semanas, e será ministrado em cinco idiomas: português, inglês, espanhol, francês e russo.
As inscrições serão aceitas até o dia 30 de outubro de 2023 (novo prazo!). O formulário de inscrição está disponível aqui.
Quem pode se inscrever no programa de bolsas da ONU?
- O(a) candidato(a) deve ser indígena ou de uma comunidade quilombola (pessoas não indígenas não serão levadas em consideração, mesmo que tenham vínculos estreitos com comunidades e/ou organizações).
- A idade não deve ser uma limitação para a participação no programa.
- A educação formal não deve ser uma limitação à participação no programa, dadas as barreiras socioeconômicas enfrentadas por muitos povos indígenas que limitam o acesso a instituições educacionais formais.
- O(a) candidato(a) deve concordar em treinar outros indígenas e/ou quilombolas após o retorno às suas respectivas comunidades/organizações.
- O(a) candidato(a) deve ser proposto e sua candidatura deve ser apoiada por sua organização, ou comunidade indígena/quilombola. É desejável que a organização apoiadora tenha uma base sólida de membros e que seja representativa.
- O(a) candidato(a) deve ter um bom conhecimento prático do idioma em que o programa é ministrado.
Orientações de como se inscrever
O formulário de inscrição consiste em duas partes:
A primeira parte deverá ser preenchida e assinada pelo candidato.
A segunda parte deverá ser preenchida, assinada e carimbada pela organização/associação indígena/quilombola ou preenchida e assinada pelas lideranças da comunidade indígena/quilombola.
Tendo em vista o elevado número de inscrições recebidas, recomendamos fortemente que envie o seu formulário, bem antes do prazo, para o e-mail: [email protected], com cópia para: [email protected].
Além deste formulário de inscrição, o candidato(a) deverá enviar (em um único PDF) os seguintes documentos:
- Uma carta de recomendação da Organização/Associação ou Comunidade Indígena/Quilombola que o(a) indicou;
- Cópias: Passaporte*, RG, CPF, comprovante de residência (Todos válidos);
- Uma carta de motivação do candidato(a);
- Currículo (CV).
O(a) candidato(a) não necessita apresentar o passaporte no ato da inscrição. Porém, caso seja selecionado(a), o candidato(a) deverá apresentar a documentação quando solicitado.
Observação: Formulários incompletos ou fora do período de inscrição não serão levados em consideração.