Participe de curso gratuito e livre sobre arte contemporânea
Os finais das férias podem ser mais artísticos do que você imaginava.
O curso Educativo sobre arte contemporânea acontece meses semanas antes da 30ª edição da Bienal de Artes de São Paulo, que já tem o dia 7 de setembro como data oficial de abertura.
Da segunda-feira, 23, até a sexta-feira, 27 de julho, professores e estudantes de artes, além de interessados no tema, participam do projeto gratuito que visa explicar os principais conceitos, tendências e estilos que aparecerão durante o evento oficial. Tudo isso a partir das experiências pessoais de cada um.
- USP abre vagas para 45 cursos gratuitos; saiba como se inscrever
- Lançamento do livro Silêncio Escrito e outros poemas na Alpharrabio Livraria neste sábado
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Fundação Itaú lança escola online com 122 cursos gratuitos
Além disso, haverá o desenvolvimento de práticas artísticas diferenciadas por meio da atividade Ação Poética, que estimulará o participante a perceber a arte de uma maneira nova e mais rica em vivência.
O Curso de Férias A Iminência das Poéticas – 30ª Bienal acontecerá no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.
Programação completa:
1º encontro: 23 de julho
Educativo Bienal
A curadora do Educativo Bienal, Stela Barbieri, e o coordenador de ensino, Carlos Barmak, abrem o primeiro encontro do Curso de Férias. Serão apresentados os conceitos desenvolvidos a partir da curadoria da 30ª Bienal e as sete perguntas que orientam as ações educativas nessa exposição.
2º encontro: 24 de julho
Uma coisa significa outra coisa quando muda de lugar?
Como as obras de arte se relacionam com o local em que estão? E umas com as outras? Nesse encontro, será abordada a relação entre a leitura que propomos para um objeto (ou situação) e o quanto essa significação é produzida pelo contexto no qual ele está inserido.
3º encontro: 25 de julho
Por que guardar?
O que nos leva a guardar determinadas coisas? O que nos mobiliza a levá-las conosco, preservá-las, sistematizá-las e mostrá-las? Nesse encontro, será discutida a poética do guardar.
4º encontro: 26 de julho
O que acontece quando você anda?
Como a atenção aos encontros pode modificar nossos deslocamentos no mundo? Como a arte pode nos mover? Abordaremos a desautomatização do cotidiano, a relação perceptiva, a consciência da contemplação e o movimento como formas de criação artística.
5º encontro: 27 de julho
O que acontece quando você festeja?
O que significa festejar? O encontro com uma obra é ocasião de comemoração? Exploraremos a dimensão social do festejo como ocasião de memoração e descoberta do outro.