Passo a passo para fazer uma pós-graduação no exterior
Não é fácil escolher entre os milhares de programas e países disponíveis
Quem pretende expandir a formação após terminar a graduação mas ainda tem algumas dúvidas sobre como alcançar isso, deve ter em mente que uma das possibilidades é fazer uma pós-graduação na área que já atua ou em alguma próxima.
Caso o objetivo seja cursar algo fora do Brasil, explicamos o passo a passo com dicas e caminhos possíveis para fazer uma pós-graduação no exterior.
Não é fácil escolher entre os milhares de programas e países disponíveis. E preparar-se para o application, o processo seletivo internacional, é um processo que exige bastante tempo, especialmente para quem vai se candidatar a uma bolsa de estudos também.
- Bebidas e alimentos que você deve evitar ao tomar antibiótico
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
A Fundação Estudar recebe inscrições para Prep Pós-Graduação, o primeiro curso online e gratuito que prepara jovens que sonham em fazer uma pós-graduação em outro país, mas não sabem por onde começar.
Mais informações sobre como participar, basta acessar o dite da Fundação Estudar (disponível aqui).
Passo a passo para fazer uma pós-graduação no exterior
Após você decidir que realmente quer realizar uma pós‑graduação no exterior e que a experiência será importante para a sua vida, começará a fase de pesquisa e planejamento.
Esta etapa vai ajudá‑lo a definir quais são os programas que mais se alinham ao seu perfil. Siga o passo a passo:
1 – Entenda seus objetivos pessoais e profissionais
Questione-se e anote: O que você espera aprender na pós‑graduação no exterior? Quais resultados quer atingir na sua carreira? Essas duas perguntas-chave irão ajudá-lo a definir as universidades alvo.
2 – Pesquise instituições
Descubra universidades na sua área de interesse. Há, provavelmente, muitas faculdades que não têm o nome tão conhecido no Brasil, mas que são referência em alguma área de conhecimento.
Se você já conhecer algum professor ou pesquisador de renome de outro país, veja qual é a universidade dele!
3 – Descubra quais são as melhores
Se você seguiu as duas etapas anteriores, agora possui muitas opções de instituições. Para afunilar essa listagem, é interessante analisar os rankings internacionais. Eles são bons guias para se conhecer o prestígio de uma universidade, desde que utilizados corretamente.
Dois rankings internacionais bastante conceituados são o U.S News & World Report – Graduate Schools Rankings e o QS – Postgraduate Studies. Algumas áreas tem seus próprios rankings, como é o caso do famoso rankings de cursos de MBA do jornal Financial Times.
4 – Analise seu perfil e necessidade financeira
Faça uma autoanálise sincera, considerando a competitividade do seu perfil e sua capacidade de pagamentos dos custos da pós. Verifique junto às universidades qual é o perfil dos candidatos aprovados em outros anos (elas disponibilizam essas informações) e, se tiver necessidade, qual a probabilidade de conseguir uma bolsa de estudos.
5 – Liste os requisitos exigidos pelas universidades
Após decidir para quais universidades você quer se candidatar, a sugestão é fazer uma planilha com todos os requisitos exigidos por essas instituições e seus respectivos prazos de entrega.
6 – Planeje a candidatura
Com a planilha acima em mãos, faça um plano de ações para aprimorar o seu perfil e torná-lo mais competitivo, além de cumprir os prazos. Se precisar de auxílio nesse ponto, basta acessar um cronograma exclusivo feito pelo Estudar Fora para te ajudar!