Pesquisa revela os destinos mais procurados por universitários brasileiros

Europa, Estados Unidos e Canadá são os três destinos mais desejados

Conteúdo por Estudar Fora
21/10/2020 14:49

Uma pesquisa realizada recentemente pela University of Southern California avaliou o perfil e as aspirações dos universitários brasileiros quanto a estudar no exterior. De acordo com a pesquisa, Europa, Estados Unidos e Canadá são os três destinos mais desejados por universitários brasileiros que nunca estudaram em outro país.

Pesquisa revela os destinos mais procurados por universitários brasileiros
Pesquisa revela os destinos mais procurados por universitários brasileiros - iStock/PRImageFactory

Entre eles, 30,74% escolheram países da região como seu principal destino de interesse. Os Estados Unidos ficaram colados em segundo lugar, sendo citados por 30,29% dos respondentes dessa categoria. Em terceiro lugar ficou o Canadá, apontado como destino mais desejado por 27,94% dos brasileiros que nunca estudaram fora. No entanto, como a margem de erro do estudo é de quatro pontos percentuais, os três destinos estão praticamente empatados.

Entre os universitários brasileiros que já estudaram fora, as respostas a essa pergunta foram diferentes. Para eles, o destino mais desejado é os EUA: 42,45% dos respondentes dessa categoria citaram o país como seu destino mais desejado. O idioma local, indicação de amigos e ter relacionamentos nas localidades foram os fatores que mais impactaram nessa escolha.

A pesquisa entrevistou 604 brasileiros matriculados em cursos superiores entre 10 de outubro de 2019 e 30 de março de 2020.

Outros dados

De acordo com a pesquisa, Europa, Estados Unidos e Canadá são os três destinos mais desejados por universitários brasileiros
De acordo com a pesquisa, Europa, Estados Unidos e Canadá são os três destinos mais desejados por universitários brasileiros - iStock/encrier

Dentre os respondentes, 82,91% nunca tinha estudado fora. Dessa parcela, 86,06% têm interesse em fazer algum curso em outro país. “Graduação”, “Pós-Graduação” e “Curso de idiomas” foram os tipos de curso mais citados pelos respondentes.

Todas essas modalidades foram selecionadas por mais de 50% dos respondentes que nunca tinham estudado fora. “Graduação”, em específico, foi mencionada por mais de 60% (era possível escolher mais de uma opção). Com relação à quantidade de tempo que pretendiam passar fora do Brasil, as principais respostas foram “De 1 ano a 2 anos” (com 33,73%) e “De 6 meses a 1 ano” (29,57%).

Quanto aos planos para o futuro, a principal resposta foi que os universitários pretendiam “Morar e trabalhar no Brasil”. 57,08% dos entrevistados que nunca estudaram fora escolheu essa opção. Em segundo lugar ficou “Morar e trabalhar no exterior”, escolhida por 30% dos respondentes.

Nesse ponto também há diferença entre quem já estudou fora e quem nunca foi. Entre os brasileiros que já estudaram fora, 46,83% disseram que pretendiam, no futuro, morar e trabalhar no exterior. 37,99% afirmaram querer morar e trabalhar no Brasil, deixando em segundo lugar essa opção.

Quer saber mais?

Para divulgar mais dados da pesquisa e debater sobre seus resultados, A University of Southern California promoverá um encontro online no dia 21 de outubro, quarta-feira, das 19h às 20h. Além de representantes da universidade, o evento terá também a participação de Andrea Tissenbaum, do blog da Tissen, e Nathalia Bustamante, coordenadora de conteúdo da Fundação Estudar. A participação no evento é gratuita, e as inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Este artigo foi originalmente publicado Estudar Fora, site da Fundação Estudar.