Plataforma de educação gratuita da IBM ganha canal de astronomia
A intenção do programa é dar apoio a estudantes e educadores da América Latina com conteúdo científico de qualidade
Open P-Tech, plataforma de educação digital gratuita da IBM, ganhou um novo canal com conteúdo de astronomia para motivar o aprendizado das disciplinas relacionadas a ciências.
A intenção do programa é dar apoio a estudantes e educadores da América Latina com conteúdo científico de 14 organizações, incluindo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Observatório Nacional (ON).
Além de conteúdo sobre cosmologia, ciências planetárias, história da Via Láctea, formação das galáxias, entre outros, a iniciativa também apresenta material de inteligência artificial, nuvem, blockchain e temas de sustentabilidade.
- O chá rico em antioxidante que ajuda a regular açúcar no sangue
- 10 destinos mais econômicos para viajar em 2025
- Estes sintomas podem indicar a doença celíaca
- Saiba como ajudar a controlar a pressão alta com a dieta
O canal de sustentabilidade voltado para professores tem parceria com Chesapeake Bay Foundation, World Wide Fund for Nature e The Nature Conservancy.
É um bom momento para observar o céu
No dia 21 de dezembro, a partir das 19h, o canal oficial do Planetário Ibirapuera fará uma super live. Nesse dia, os planetas Júpiter e Saturno ficam separados por uma distância aparente de seis minutos de arco, de maneira que eles podem ser vistos como um único ponto bem brilhante no céu.
O astrônomo Roberto Boczko e o coordenador de Tecnologia e Ciência da Urbia Fernando Nascimento compartilham curiosidades sobre esse fenômeno astronômico chamado de “Estrela de Natal”, ou “Estrela de Belém”.
Com a intenção de captar esse momento, a equipe do planetário ficará a postos com telescópios no alto do prédio da Escola de Astrofísica, no Parque Ibirapuera. E, se as condições atmosféricas forem favoráveis, os espectadores ainda conseguem acompanhar o belo fenômeno ao vivo.