Plataformas on-line oferecem cursos gratuitos de soft skills
Ambientes digitais de aprendizagem ajudam a desenvolver aptidões colaborativas
As soft skills são habilidades interpessoais e de desenvolvimento individual úteis em diversas áreas profissionais. Elas complementam o conhecimento mais técnico proveniente da educação formal. Essas características, tradicionalmente atribuídas à inteligência emocional, estão sendo cada vez mais valorizadas pelas empresas.
Existem cursos gratuitos realizados remotamente para quem quer investir nas soft skills. Veja alguns:
O LinkedIn oferece centenas de programas de aprendizagem para aprimorar ou desenvolver novas habilidades. Em 2020, devido à pandemia do coronavírus, os acessos quadriplicaram em relação ao ano anterior. “Liderança com Inteligência Emocional” foi o mais procurado pelos brasileiros.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
A rede social também proporciona o programa “Liderança com Inteligência Emocional”, que ensina como exercer o autocontrole emocional, praticar a resiliência e desenvolver a empatia. Além de “Como Vencer a Procrastinação”, da autora e professora Brenda Bailey-Hughes, da Kelley School of Business, e outro favorito do público.
Do projeto “Movimento Brasil Digital”, cursos gratuitos da plataforma “Eu Capacito” também são dedicados ao desenvolvimento de soft skills, como “Networking Eficiente”, que orienta como construir uma rede de contatos na internet e fora dela.
Curso rápido com 1 hora de duração e abordagem pragmática, “Como Falar em Público” apresenta elementos de linguagem corporal importantes e mostra como se preparar e adaptar o discurso a um público específico.
“Postura e Imagem Profissional”, da Fundação Bradesco, foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a importância de um comportamento apropriado como fator de diferenciação no mercado de trabalho.
Com as tecnologias cada vez mais acessíveis –assim como as fraudes e boatos–, “Aprendendo na Web” foi criado para mostrar como tirar o melhor proveito de todo o potencial didático dos meios digitais e seus conteúdos.
Esses são exemplos para começar, mas existem muitos outros cursos de soft skills esperando nessas plataformas.