Professora cria caderno de elogios para incentivar a autoestima

16/01/2017 17:18

A pedagoga Sandra Cristina da Silva Cassiano é professora do Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape, no Rio Grande do Norte, e acredita que uma educação emocional e afetiva é o caminho para preparar as crianças para um novo mundo.

Em suas aulas, ela põe em prática com as crianças diversos recursos de concentração, valorização da autoestima e desenvolvimento da empatia e da compaixão.

Em um relato pessoal publicado no Porvir, Sandra conta que as experiências que propõe aos alunos têm como objetivo central despertar nelas a consciência para o que têm de melhor. “Durante alguns minutos, agradecemos por tudo o que temos e pensamos em sonhos que já foram realizados. Apesar de enfrentar resistência no início, aos poucos começamos a alcançar os nossos objetivos”.

O caderno de elogios também é usado pela equipe pedagógica e os demais funcionários da escola. "Nós deixamos ele na sala dos professores e em algum momento do dia exaltamos as qualidades dos nossos colegas para manter um ambiente de convívio harmonioso", conta Sandra.
O caderno de elogios também é usado pela equipe pedagógica e os demais funcionários da escola. “Nós deixamos ele na sala dos professores e em algum momento do dia exaltamos as qualidades dos nossos colegas para manter um ambiente de convívio harmonioso”, conta Sandra.

Sandra comemora que as atividades já começam a dar frutos, uma vez que os alunos do quinto ano do ensino fundamental passaram a ter melhor concentração, e apresentaram melhor rendimento nas atividades escolares.

“Todos os dias tentamos usar palavras positivas e frases afirmativas. Na nossa sala, construímos um caderno de elogios e uma mala de sabedoria com livros e histórias altruístas. Nós confeccionamos o caderno com folhas de rascunho e decoramos com recortes, colagens e desenhos criativos feitos pelos alunos”, conta.

“Também chamamos essa atividade de correio da amizade. Durante a semana, escolhemos um momento no início ou no final da aula para escrever elogios aos colegas, professores ou qualquer outra pessoa da comunidade escolar. É um momento grandioso, que além de estimular a leitura e a escrita, ainda ajuda a melhorar o relacionamento na escola.”

Para ler o depoimento da professora na íntegra, clique aqui.

*Com informações de Porvir

Leia mais: