Programa da Unibes ajuda jovens a entrarem no mercado de trabalho
Capacitação tem duração de seis meses e carga horária mínima de 600 horas; sabia mais
A inserção no mercado de trabalho é um dos grandes desafios para os jovens atualmente –fruto da pouca experiência e da falta de oportunidades oferecidas, principalmente, às pessoas em situação de vulnerabilidade social e com baixa renda.
Entendendo justamente essa carência do sistema de ingresso ao mercado de trabalho por jovens de baixa renda, a Unibes (União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social), atuante há mais de 100 anos na cidade de São Paulo, desenvolveu, entre outros projetos, o Programa de Capacitação Profissional, pelo qual atendem anualmente cerca de 700 jovens entre 15 e 29 anos.
O objetivo do programa é fornecer subsídios básicos e técnicos para a formação pessoal e profissional do jovem, desenvolvendo competências voltadas ao mundo do trabalho, para que ele possa ser o protagonista de seu futuro.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Com duração de seis meses e carga horária mínima de 600 horas, o Programa de Capacitação Profissional, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, é dividido em dois módulos: básico e específico. O primeiro visa ao aprimoramento de habilidades comportamentais (comunicação, trabalho em equipe, raciocínio lógico) e à reflexão de conceitos como cidadania, responsabilidade, valorização do trabalho e respeito à diversidade cultural.
O módulo específico estimula a capacitação profissional por meio de uma das oficinas que o aluno pode escolher, como hotelaria, web design, rotinas de escritórios, entre outras atividades. Para participar, os matriculados devem estar cursando o ensino médio no período noturno ou já terem concluído os estudos.
O programa ainda oferece orientação e encaminhamento dos formandos para entrevistas de emprego nas empresas parceiras da instituição. Ao longo de dois anos, para cada vaga, foram indicados em média quatro alunos, o que contribuiu para a inserção de 72% desses jovens no mercado de trabalho.
Para participar do Centro de Encaminhamento Profissional, é obrigatório ter realizado um dos cursos de Capacitação Profissional da Unibes.
Para saber mais como participar do curso, entre em contato pelo tel.:(11) 3227-0598.