Programa na Colômbia oferece bolsas para alunos brasileiros
Para se inscrever, é necessário submeter a candidatura até 9 de junho; confira mais detalhes das bolsas
O governo da Colômbia abriu inscrições para o programa de bolsas integrais em cursos de especialização, mestrado e doutorado para estudantes internacionais que desejem estudar no país.
Criado por meio do Icetex (Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior, em espanhol), o programa contempla alunos de todas as áreas do conhecimento. Para se inscrever, é necessário submeter a candidatura até 9 de junho.
As bolsas do governo da Colômbia
O apoio financeiro oferecido pelo governo da Colômbia contempla gastos com anuidade, assistência médica, materiais, visto e um auxílio para instalação no país.
- Réveillon no Wet’n Wild tem pool party e open bar
- Paellas do Pepe lança Festival de Verão
- Os 3 melhores passeios em San Andrés que quase ninguém fala
- Descubra 4 chás que ajudam a tratar a infecção urinária
Os bolsistas também recebem um valor mensal, de três salários mínimos locais, ao longo do curso. Para saber detalhes sobre o processo e submeter a candidatura, basta acessar o site do Icetex.
Podem se inscrever alunos de qualquer país, com menos de 50 anos de idade. É necessário já ter concluído a graduação, com uma média de pelo menos 8.0 (em 10 pontos).
Também é preciso ter ao menos um ano de experiência de trabalho. Candidatos de países não falantes de espanhol poderão candidatar-se a bolsas de aperfeiçoamento da língua espanhola, com duração de até 6 meses.
Além disso, é necessário já ter sido aceito para o programa na instituição desejada. Você pode baixar a lista completa de cursos oferecidos (bem como universidades que os oferecem) clicando aqui.
Como se candidatar às bolsas?
As applications são submetidas por um sistema online estabelecido pelo governo da Colômbia, que pode ser acessado aqui.
Para a candidatura, acabam sendo exigidos os seguintes documentos:
- Cópia autenticada dos diplomas já obtidos;
- Histórico acadêmico (em espanhol ou inglês);
- Carta de admissão da universidade escolhida;
- Currículo atualizado;
- Carta de recomendação de um professor da graduação;
- Cópia da primeira folha do passaporte, para fins de identificação;
- Documento que comprove ao menos um ano de experiência profissional;
- Certificado de saúde, assinado por um médico;
- Ensaio de no máximo duas páginas sobre como a experiência no país ajudará nos planos acadêmicos e de carreira do aluno.
Para mais informações, confira o edital. As inscrições às bolsas integrais para especialização, mestrado e doutorado podem ocorrer até o dia 9 de junho.