Projeto leva oficinas gratuitas de estêncil para periferia de SP

Projeto Estampa SP pretende formar 840 pessoas de regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano

O Projeto Estampa SP está levando oficinas gratuitas de estêncil e de reutilização criativa de materiais descartados ou em desuso, processo conhecido como upcycling, a diversos bairros da periferia da capital paulista.

Patrocinado pela Meta, empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, a iniciativa tem como objetivo formar 840 moradores de bairros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) até novembro.

 Projeto leva oficinas gratuitas de estêncil para periferia de SP
Créditos: Divulgação
 Projeto leva oficinas gratuitas de estêncil para periferia de SP

As oficinas são experimentais e preveem a introdução do participante em todas as técnicas de produção de estêncil, ao mesmo tempo em que propõe a customização de uma peça pessoal como exercício prático, estimulando a prática da expressão artística alinhada com os princípios da economia circular e criativa.

Serão 24 oficinas ao todo. O projeto já passou pelos bairros do Brás, Bom Retiro, Sapopemba e Vila Maria.  As aulas ocorrem em parceria com escolas públicas ou instituições culturais, tais como a Oficina Cultural Oswald de Andrade e a Fábrica de Cultura de Sapopemba.

O projeto é idealizado e capitaneado pela Frida Projetos Culturais, produtora cultural paulistana que há 12 anos desenvolve projetos socioculturais e viabilizado pelo Promac, lei de incentivo à cultura do município de São Paulo.