Projeto leva oficinas gratuitas de estêncil para periferia de SP

Projeto Estampa SP pretende formar 840 pessoas de regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano

18/10/2022 16:35

O Projeto Estampa SP está levando oficinas gratuitas de estêncil e de reutilização criativa de materiais descartados ou em desuso, processo conhecido como upcycling, a diversos bairros da periferia da capital paulista.

Patrocinado pela Meta, empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, a iniciativa tem como objetivo formar 840 moradores de bairros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) até novembro.

 Projeto leva oficinas gratuitas de estêncil para periferia de SP
 Projeto leva oficinas gratuitas de estêncil para periferia de SP - Divulgação

As oficinas são experimentais e preveem a introdução do participante em todas as técnicas de produção de estêncil, ao mesmo tempo em que propõe a customização de uma peça pessoal como exercício prático, estimulando a prática da expressão artística alinhada com os princípios da economia circular e criativa.

Serão 24 oficinas ao todo. O projeto já passou pelos bairros do Brás, Bom Retiro, Sapopemba e Vila Maria.  As aulas ocorrem em parceria com escolas públicas ou instituições culturais, tais como a Oficina Cultural Oswald de Andrade e a Fábrica de Cultura de Sapopemba.

O projeto é idealizado e capitaneado pela Frida Projetos Culturais, produtora cultural paulistana que há 12 anos desenvolve projetos socioculturais e viabilizado pelo Promac, lei de incentivo à cultura do município de São Paulo.