Qual a importância do pensamento computacional? Vídeo explica
Esse tipo de pensamento é composto por quatro conceitos: decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e pensamento algorítmico
A integração da tecnologia em nossa cotidiano impulsiona mudanças significativas e demanda ajustes nos métodos de ensino. O pensamento computacional representa uma abordagem inovadora na resolução de problemas, aproveitando padrões lógicos fundamentais da computação.
O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), mostra como essa nova forma de abordar representa modo de pensar e resolver problemas adaptado à era digital. Assista ao vídeo:
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- 5 cursos gratuitos online mais populares da Universidade da Pensilvânia
- 10 cursos gratuitos da IBM sobre Inteligência Artificial para começar hoje
Qual é a importância do pensamento computacional?
Como pudemos ver, o pensamento computacional oferece uma visão mais lógica das situações complexas. Quando pensamos no ensino, ele pode auxiliar jovens a ter um desenvolvimento sociocognitivo muito maior.
Afinal, ele estimula que se olhe para os problemas de uma maneira racional, identificando padrões, fazendo associações e, a partir daí, encontrando uma resposta. Além disso, é uma forma de condicioná-los a aplicar fundamentos no dia a dia que só estavam relacionados à computação.
Quer saber mais sobre o pensamento computacional? Então, acesse o blog Novos Alunos e descubra!
Grupo SEB
Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube. Você também pode assinar a newsletter para receber conteúdo por e-mail.