Últimas notícias:

Loading...

5 vantagens de cursos de programação e coding para crianças

Afinidade com a tecnologia vem se tornando até um pré-requisito profissional

Por: Oferecimento SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

Com o avanço da tecnologia, aprender sobre computação e áreas afins, como linguagens de programação, é um grande diferencial na formação da criança. Nem precisamos dizer que a matemática básica e a habilidade com o Pacote Office não serão suficientes para se destacar num futuro próximo, concorda?

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), revela como ter amplos conhecimentos tecnológicos, incluindo letramento digital, programação e coding, serão exigências para as melhores oportunidades em um mundo super conectado.

Crédito: Stefan Meller/PixabayCom o avanço da tecnologia, aprender sobre computação e áreas afins, como linguagens de programação, é um grande diferencial na formação da criança

Com esse tipo de aprendizado, os pequenos podem ter uma relação mais produtiva, saudável e crítica com as inovações tecnológicas. Ainda, as aulas de programação e coding vão ao encontro das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, pois valorizam o protagonismo da criança e permitem que o aprendizado ocorra por meio do modelo “mão na massa”.

Isso garante o desenvolvimento de autonomia e criatividade, entre outras habilidades essenciais para a formação crítica, humana e cidadã. Continue a leitura e saiba mais!

Quais as 5 principais vantagens de um curso envolvendo letramento digital, programação e coding?

Agora que você já entendeu melhor a importância da tecnologia e, sobretudo, do aprendizado envolvendo programação na formação dos pequenos, veja com mais detalhes alguns dos benefícios proporcionados!

1. Favorece o desenvolvimento cognitivo

Conhecer como os programas de computador funcionam para solucionar situações do dia a dia está intimamente ligado à capacidade de resolução de problemas. Desde a concepção de um projeto, passando pela montagem das peças, até chegar à programação das tarefas do robô, crianças e adolescentes precisam exercitar seu raciocínio lógico para visualizar possibilidades e chegar às conclusões adequadas.

Os projetos envolvendo tecnologia são essencialmente criativos e, por isso, a criatividade dos pequenos é desenvolvida a pleno vapor. Além disso, há o desenvolvimento da própria habilidade de aprendizagem, pois as crianças se tornam mais perspicazes, o que favorece seu rendimento escolar de forma geral.

2. Proporciona o aprendizado interdisciplinar

A ciência da computação é uma área interdisciplinar. Ao estudá-la, os pequenos precisam movimentar, de uma só vez, seus conhecimentos de mecânica, física, matemática e inglês, entre outros. O aprendizado interdisciplinar é muito bem-vindo, pois ajuda as crianças e adolescentes a relacionarem conteúdos e a compreendê-los de uma forma mais contextualizada.

3. Promove o trabalho em equipe

5 vantagens de cursos de programação e coding para crianças
Crédito: Cottonbro/Pexels5 vantagens de cursos de programação e coding para crianças

Os projetos envolvendo tecnologia costumam ser realizados em equipe. Em um mundo cada vez mais intercooperativo, aprender desde cedo a se relacionar com colegas, respeitar diferentes ideias, trocar conhecimentos e chegar a conclusões de forma coletiva é extremamente benéfico para o futuro dos pequenos, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Afinal, o trabalho em equipe favorece o desenvolvimento social, o espírito de integração e a capacidade comunicativa. Essas habilidades são muito importantes quando pensamos na função social da escola, isto é, na Educação como formadora de futuros cidadãos colaborativos e com potencial transformador.

4. Aprimora a capacidade de organização

A organização faz parte de todas as etapas na programação. Isso porque tudo começa com a fase de planejamento e estruturação do projeto. Depois, a execução exige que todas as fases sejam ordenadas e que cada detalhe siga o planejado. Assim, os pequenos aprendem — enquanto se divertem — a terem mais organização, uma habilidade muito importante para a vida toda.

5. Prepara para a futura vida profissional

Por fim, como dissemos, um curso no âmbito da computação para crianças pode fazer grande diferença em sua vida profissional no futuro. Muitas profissões que existem hoje serão substituídas pela tecnologia nos próximos anos, enquanto outras novas surgirão justamente devido aos avanços tecnológicos.

Nesse sentido, os profissionais que desde já estiverem alinhados a essa transformação terão melhores chances de colocação. Mesmo que seu filho não siga uma carreira diretamente ligada a essa área, as habilidades desenvolvidas nesse aprendizado são cada vez mais desejadas no mercado: criatividade, flexibilidade cognitiva, bom relacionamento interpessoal etc.

Quer garantir a melhor educação para o seu pequeno? Visite o blog Novos Alunos e descubra!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube. Você também pode assinar a newsletter para receber conteúdo por e-mail.