Quer praticar idiomas e fazer novas amizades? Conheça grupos em SP que se reúnem para treinar conversação

De inglês a francês, esses encontros gratuitos ou acessíveis ajudam a desenvolver fluência, trocar experiências e ampliar conexões na cidade

05/08/2025 16:52

Grupos de conversação ajudam a destravar o idioma na prática, conhecer pessoas e ganhar confiança
Grupos de conversação ajudam a destravar o idioma na prática, conhecer pessoas e ganhar confiança - o:nortonrsx/istock

Em uma cidade cheia de sotaques, também há espaço para a prática coletiva de outras línguas. Em São Paulo, diversos grupos e coletivos promovem encontros para quem quer praticar conversação em diferentes idiomas. São ótimas opções para quem quer perder o medo de falar em público ou se sente inseguro e enferrujado na língua que aprendeu há um tempo.

Confira abaixo alguns desses grupos que promovem encontros informais em SP:

1. MultiLingo Language Exchange

Um dos grupos mais populares da capital, o Multilingo Language Exchange SP organiza encontros semanais em bares e festas em Pinheiros. O funcionamento é simples: você pratica o idioma que está aprendendo com alguém que está aprendendo o seu. Os encontros acontecem todas as quintas e sextas-feiras à noite e costumam ter dinâmicas leves e espaço para conhecer pessoas de várias partes do mundo.

2. Meetup

A plataforma Meetup concentra diversos eventos voltados para prática de idiomas, como inglês, francês, espanhol e até línguas asiáticas. Basta criar uma conta e buscar por “language exchange” ou “conversation group” em São Paulo. Muitos dos eventos são gratuitos ou têm contribuição voluntária, e ocorrem em locais públicos, bares e espaços culturais.

3. Clube Poliglota São Paulo

O grupo organiza encontros gratuitos em diversos locais, como o Centro Cultural São Paulo e o Bar e Restaurante Violeta, com foco em conversação em diferentes idiomas, incluindo espanhol, italiano e outros. Para saber as datas e locais de encontro, só ficar de olho no perfil deles no Instagram.

4. Tandem e outros apps 

Aplicativos como Tandem, Speaky ou HelloTalk, usados para conversas online com falantes nativos, têm gerado comunidades que eventualmente se reúnem em São Paulo. Grupos formados por usuários desses apps já promovem encontros presenciais, unindo a tecnologia ao contato humano para reforçar o aprendizado.