Residência Artística no Red Bull Station tem diversas atrações gratuitas
A oitava turma de residentes do Red Bull Station ocupa os ateliês do espaço com programação intensa de palestras e workshops. Com curadoria de Paula Borghi, a Residência Artística tem como objetivo apresentar profissionais reconhecidos por produzir experiências inéditas na cultura. A programação acontece em julho e tem entrada totalmente Catraca Livre.
Confira:
2 de julho
- Santo André realiza Residência Artística em homenagem aos 100 anos de Luiz Sacilotto
- Circo Di Quebrada participa da mostra gratuita dos 20 anos do Programa VAI
- 9º Ato Artístico Coletivo Perus promove apresentações teatrais gratuitas na periferia de São Paulo
- “Entre Bordas: Como eu existo” investiga produção artística do ABC no Sesc Santo André
Às 20h
Performance e bate papo com o artista Claudio Cretti
A Pino é uma performance inédita que trata da imersão num ambiente de total escuridão, em que alguns performers buscam, de tempos em tempos, um faixo de luz que surge em meio ao espaço de solo arenoso. O público é convidado a entrar e sair deste ambiente. Após a performance, o artista comanda um bate-papo com o público.
16 de julho
Às 20h
Visita dos curadores do grupo Curatoria Forense e palestra aberta ao público
Ilze Petroni e Jorge Sepúlveda, idealizadores da Curatoria Forense, compartilharam com o público as suas experiências de trabalho com arte de forma nômade. A dupla usa a viagem como maneira de desconstruir estruturas ideológicas em que fomos educados, e assim geram novos conhecimentos e relações.
22 a 25 de julho
Diariamente, das 19h às 23h
Workshop sobre técnicas de VJ com Fernando Velazques
Vjing é a arte de mixar imagens em tempo real, enquanto video mapping é uma técnica utilizada para mapear superfícies, que possibilita a realização de obras complexas com múltiplas camadas independentes de vídeo. Ambas técnicas podem ser consideradas alternativas à produção audiovisual convencional em vídeo e cinema e oferecem um amplo campo de investigação e expressão que permite a realização tanto de projetos autorais, como institucionais e comerciais. O objetivo principal da oficina é a montagem de uma instalação interativa sobre superfície mapeada, que estará em exposição no subsolo do Station. Somente 20 vagas, inscrições pelo email [email protected].
26 de julho
Das 19h às 22h
Ateliê Aberto e abertura de exposição de video mapping
Os artistas abrem as portas de seus ateliês e recebem o público para visitas e conversas. Uma oportunidade descontraída para observar de perto os processos de cada artista e entender melhor como funciona a Residência Artística do Red Bull Station. No mesmo dia inaugura a instalação video mapping, resultado do workshop sobre VJing com Fernando Velazques.
[tab:END]