Saiba como se inscrever no Sisu e garantir sua vaga na universidade pública

08/06/2015 11:45 / Atualizado em 04/05/2020 17:29

Fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) o ano passado? Então agora é hora de se inscrever na segunda edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em 2015 e pleitear uma das 55.576 vagas disponíveis em universidades federais. As inscrições começam hoje, dia 8, e seguem até às 23h59 do dia 10 de junho.

Na foto, campus da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), umas das instituições participantes
Na foto, campus da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), umas das instituições participantes

O único requisito é ter tirado nota maior que zero na redação do Enem. Antes de começar a inscrição no Sisu, consulte os resultados do Enem 2014 neste link. Abaixo, confira o passo a passo para participar da seleção em mais 72 instituições públicas de ensino superior em todo o país.

⇒ Acesse o site do Sisu com o mesmo login e senha da inscrição do Enem 2014. A inscrição do Sisu é totalmente gratuita e só pode ser feita pela internet. Clique aqui.

⇒ Após confirmar seus dados, pesquise a cidade e o curso que deseja fazer. Cada estudante pode se inscrever em duas opções de vagas, ou seja, dois cursos.

⇒ Depois do primeiro dia de inscrições, o sistema divulgará as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados. Com isso, você poderá acompanhar suas chances de conseguir a vaga conforme sua nota e mudar suas opções de curso, caso prefira. (A dica é olhar as notas de corte todos os dias e checar sua posição!)

⇒ No dia 15 de junho sai o resultado da chamada regular, com matrícula nos dias 19, 22 e 23 de junho. O candidato aprovado em 1ª chamada no curso da 1ª opção será automaticamente excluído da lista do Sisu. Então, fique atento e não perca a matrícula.

⇒ Já os candidatos não aprovados devem participar da lista de espera, com cadastro entre os dias 15 e 26 de junho. As chamadas, que começarão em 19 de junho, são de responsabilidade de cada uma das instituições. A partir do dia 02 de julho será a convocação dos candidatos em lista de espera.