Saiba como se inscrever no Sisu e garantir sua vaga na universidade pública
Fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) o ano passado? Então agora é hora de se inscrever na segunda edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em 2015 e pleitear uma das 55.576 vagas disponíveis em universidades federais. As inscrições começam hoje, dia 8, e seguem até às 23h59 do dia 10 de junho.
O único requisito é ter tirado nota maior que zero na redação do Enem. Antes de começar a inscrição no Sisu, consulte os resultados do Enem 2014 neste link. Abaixo, confira o passo a passo para participar da seleção em mais 72 instituições públicas de ensino superior em todo o país.
⇒ Acesse o site do Sisu com o mesmo login e senha da inscrição do Enem 2014. A inscrição do Sisu é totalmente gratuita e só pode ser feita pela internet. Clique aqui.
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- UFPE e UPE abrem 7,5 mil vagas para curso gratuito EaD
- UFSCar e Unicamp abrem vagas em cursos gratuitos
⇒ Após confirmar seus dados, pesquise a cidade e o curso que deseja fazer. Cada estudante pode se inscrever em duas opções de vagas, ou seja, dois cursos.
⇒ Depois do primeiro dia de inscrições, o sistema divulgará as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados. Com isso, você poderá acompanhar suas chances de conseguir a vaga conforme sua nota e mudar suas opções de curso, caso prefira. (A dica é olhar as notas de corte todos os dias e checar sua posição!)
⇒ No dia 15 de junho sai o resultado da chamada regular, com matrícula nos dias 19, 22 e 23 de junho. O candidato aprovado em 1ª chamada no curso da 1ª opção será automaticamente excluído da lista do Sisu. Então, fique atento e não perca a matrícula.
⇒ Já os candidatos não aprovados devem participar da lista de espera, com cadastro entre os dias 15 e 26 de junho. As chamadas, que começarão em 19 de junho, são de responsabilidade de cada uma das instituições. A partir do dia 02 de julho será a convocação dos candidatos em lista de espera.