Santander Universidades prepara programa de bolsas de estudo para 2012
China, Espanha, Reino Unido e Portugal entram na rota de intercâmbio
Neste ano, o espaço universitário irá transpor as fronteiras geográficas. Com o Programa TOP, iniciativa do Santander Universidades, estudantes e professores terão a chance de ampliarem seus conhecimentos durante intercâmbios culturais realizados em diferentes partes do globo. Os contemplados receberão bolsas de estudo em renomadas instituições de países como China, Espanha, Reino Unido e Portugal, além de oportunidades no âmbito ibero-americano e luso-brasileiro.
Informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve. Confira a descrição dos programas:
TOP China
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
Em 2009, uma iniciativa buscou estreitar os laços entre O Brasil e a China. Mas desta vez o foco não era comercial. Debater sobre questões que envolvem interesses universais tornou-se prioridade. Durante sua terceira edição, em 2011, a iniciativa pioneira do Santander Universidades recebeu a comitiva brasileira em Pequim e Shanghai Jiao Tong.
Nesta edição, participarão 20 universidades brasileiras que selecionarão 100 alunos e professores.
TOP España
Alunos e docentes de 34 instituições de Ensino Superior brasileiras terão a chance de estudar cultura e língua espanhola na Universidad de Salamanca. Neste ano, o programa disponibilizará bolsas de estudo para 107 alunos e professores de 25 universidades brasileiras.
TOP UK
A University of Surrey e a City of University London entram na rota de intercâmbio dos 22 alunos e professores contemplados com a bolsa de estudos do programa TOP UK. O intuito foi promover a construção colaborativa de avanços nas áreas de Engenharia e Business – que engloba economia, administração e contabilidade.
Integraram a lista de seleção as seguintes universidades brasileiras: USP, Unesp, Unicamp, PUC-SP, FGV, Mackenzie e PUC-RS. No