Seminário Meio Ambiente e Cidadania discute mobilidade urbana

Gilberto Dimenstein, coordenador do Catraca Livre, é o conferencista convidado deste ano para o evento

27/05/2014 14:29 / Atualizado em 05/05/2020 16:41

Frota de veículos de BH praticamente duplicou num período de 10 anos
Frota de veículos de BH praticamente duplicou num período de 10 anos

Na sexta-feira, dia 30 de maio, o jornal Hoje em Dia promove a 12ª edição do Seminário Meio Ambiente e Cidadania, com foco em discussões e propostas para a melhoria da mobilidade urbana.

O evento acontece no Cine Theatro Brasil Vallourec, das 9h30 às 18h30. As atividades são abertas ao público em geral. Os interessados em participar devem se inscrever através do site do 12º Seminário.

Gilberto Dimenstein, jornalista, fundador e coordenador do site Catraca Livre, é o conferencista convidado de 2014 para o evento. Na ocasião, ele fala sobre o tema “Cidades Sustentáveis, Criativas e Educadoras”.

Um dado recente da Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana, da Pesquisa Origem Destino, indica que entre 2002 e 2012, enquanto a população da Grande BH cresceu 10%, chegando a 4,9 milhões de habitantes, a frota de veículos praticamente duplicou, saltando de 1,09 para 2,45 milhões.

Saturando as ruas e avenidas, agravando a poluição do ar e aumentando a duração média diária dos deslocamentos, os transportes individuais/privados têm despertado a atenção de especialistas quanto à inviabilidade da vida nas cidades futuramente.

Confira abaixo a programação completa:

Programação

09h – Credenciamento
9h30 – Abertura Oficial
10h – Mesa: (I) Mobilidade Urbana x Transporte de Massa
Sinopse: O problema da crescente (i) mobilidade urbana na raiz da degradação da qualidade de vida nas grandes cidades. O transporte público como solução e as respostas dos poderes públicos e dos especialistas.
Ramon Victor Cesar – presidente da BHTrans
Gustavo Medeiros – Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte
João Luiz da Silva Dias – Instituto Mobilidade Sustentável – Rua Viva

11h – Mesa: Modais Alternativos, Cidades Saudáveis e Limpas
Sinopse: Vantagens – e entraves – dos meios alternativos de transporte frente à (i) mobilidade urbana. Pedalando ou caminhando: a vez e o lugar dos modais alternativos no sistema de transportes.
Guilherme Tampiere – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte – BH em Ciclo
Marcelo Guimarães – Laboratório ADPTSE da Escola de Arquitetura da UFMG

14h – Conferência Magna: Cidades Sustentáveis, Criativas e Educadoras
Sinopse: O papel da educação e da criatividade para a construção de cidades sustentáveis e cidadãs. Exemplos, cases e práticas que fazem a diferença e apontam caminhos para o futuro sustentável das cidades.
Gilberto Dimenstein – jornalista e fundador do Catraca Livre

16h – Mesa: Cidades Humanas, Públicas e Cidadãs
Sinopse: O direito à cidade como base da qualidade de vida e das estratégias de mobilidade urbana. Caminhos novos para o planejamento das cidades como espaço privilegiado de convivência e exercício da cidadania.
Leonardo Barci Castriota – Escola de Arquitetura da UFMG
Madalena Garcia – especialista em transporte e planejamento urbano – Consultora na Arcadis-logos.

Concurso de artigos

Concurso de artigos para universitários

O Jornal Hoje em Dia está com inscrições abertas para o 2º Concurso Melhor Artigo do 12º Seminário Meio Ambiente e Cidadania. Podem participar universitários matriculados em faculdades do Estado de Minas Gerais que estejam inscritos e que participem do seminário.

O tema escolhido para este ano são as “Equações para o caos da mobilidade urbana”. Os quatro melhores artigos devem ser publicados no Caderno Verde – Meio Ambiente e Cidadania, que vai circula encartado na edição do Hoje em Dia do dia 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente.

O tema para o artigo é de livre escolha do aluno, conforme a programação de temas do Seminário: Mobilidade Urbana x Transporte de Massa; Modais Alternativos, Cidades Saudáveis e Limpas; Cidades Sustentáveis, Criativas e Educadoras, e Cidades Humanas, Públicas e Cidadãs.

Os textos precisam conter 2.200 caracteres com espaço. O prazo de envio é dia 3 de junho. Os artigos devem ser enviados para o e-mail [email protected].