Sesc Pompeia tem debates sobre desenvolvimento urbano

Encontros fazem parte da X Bienal de Arquitetura de SP

04/11/2013 15:35 / Atualizado em 04/05/2020 13:55

Debates terão participação de especialistas estrangeiros e brasileiros em arquitetura e urbanismo
Debates terão participação de especialistas estrangeiros e brasileiros em arquitetura e urbanismo

Entre os dias 6 e 9 de novembro, o Sesc Pompeia realizará debates sobre desenvolvimento urbano, com participação de especialistas brasileiros e estrangeiros. Os encontros fazem parte da X Bienal de Arquitetura de São Paulo, que tem como tema “Cidade: Modos de fazer, modos de usar”.

A participação é Catraca Livre. Confira mais informações sobre os debates:

Dia 6, às 19h

Palestra de abertura com Chip Lord (Ant Farm – EUA)

Uma discussão sobre a convergência entre arte e arquitetura e o legado atual das vanguardas contraculturais dos anos 1960 e 1970. Chip Lord é um dos fundadores do coletivo norte-americano Ant Farm, baseado em Houston e em San Francisco. A conferência será precedida pela exibição do vídeo Media Burn (1975). A discussão questiona o lugar da sociedade de consumo na arte e na cidade.

20h

Diálogo

Chip Lord conversa com os curadores da Bienal, Ligia Nobre e Guilherme Wisnik

Dia 7, às 19h

Usos e desusos da cidade

Com Kyong Park (EUA), Marcos Rosa (RJ/SP/BERLIM) e Carlos Teixeira (Vazio S/A BH) – Mediação da curadora Ana Luiza Nobre

A mesa focará experiências cruzadas entre a produção de vazios urbanos nas cidades pós-industriais, as práticas informais de urbanismo ligados a ações cotidianas e a conexão entre mobilidade e espaços públicos (ou a ausência deles) em cidades como Detroit e Los Angeles.

Dia 8, às 19h
Encontro Internacional: Diálogo Cidade como Máquina do Crescimento

“A discussão é baseada no conceito de ‘cidade como máquina do crescimento’, criado por Harvey Molotch e John Logan. Analisa as políticas urbanas que vigoram sob o neoliberalismo, e que transformaram a antiga regulação do crescimento urbano pelo planejamento moderno na liberação de restrições para o mercado, fazendo das cidades organismos voltados à pura obtenção de lucro”.

Participação: John Logan (EUA), Mariana Fix (SP) e Paula Santoro (SP). Mediação: Guilherme Wisnik.

Dia 9, às 14h
Encontro Internacional: Diálogo Modos de Colaborar

Debate sobre conceitos de espaço público e novas ferramentas de ação, comunicação e apropriação em cidades como Moscou, Mumbai e outras tantas na America Latina.

Participação: coletivos Supersudaca (América Latina) e Partizaning (Rússia) e CRIT (Mumbai). Mediação: Ligia Nobre.

Dia 9, às 17h
Encontro Internacional: A Arquitetura de Novos Usos da Cidade

Debate sobre as relações das forças políticas e seu efeito na cidades, com foco em São Paulo. Entre os temas estão segurança, habitação, espaços públicos e infraestrutura.

Participação: Fernando Mello Franco (Secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo) e Paula Miraglia. Mediação: Ligia Nobre e Guilherme Wisnik.