Show da banda Polara e oficinas gratuitas sobre música no Paço das Artes
Entre os temas abordados estão "Como formar uma banda" e "Como gravar uma música"
No último final de semana de fevereiro, especificamente no dia 23, a Cidade Universitária abre espaço para a música. Como parte das atividades que integram a programação da exposição individual “Um Paço aoseualance”, de Carlos Dias, o Paço das Artes realizará oficinas gratuitas sobre música e, em seguida, um show com a banda Polara, da qual Dias é vocalista.
Das 14h às 19h serão ministradas as aulas com os temas “Como fazer uma banda”, “Como gravar uma música” e “Viaje Musical” – mostra apresenta artistas do Brasil e Argentina que têm em comum a relação com música independente. Já o show do Polara tem início às 20h30. Não é necessário realizar inscrição prévia nem retirar ingressos.
A banda Polara surgiu em 1999, com integrantes envolvidos em projetos musicais paralelos. Passaram pela banda músicos de grupos como Hurtmold, Planet Hemp e Mamelo Sound System. Desde o início, ficou evidente o “tom crossover” dos sons, já que a mistura de influências e a opção de compor e cantar a maioria de suas músicas em português foram de encontro ao que predominava na cena underground dos anos 1990.
Para ouvir e baixar as músicas do grupo basta acessar o perfil no site da TramaVirtual.
Veja mais detalhes sobre as oficinas:
Como fazer uma banda
Com Quique Brown e Velhote
Ministrada por Quique Brown e Velhote, sócios da Escola de Música Jardim Elétrico (Bragança Paulista, SP) e membros da banda Leptospirose, a oficina Como fazer uma banda tem como objetivo estimular os jovens a montar um grupo de música dentro dos princípios do do it yourself (faça você mesmo). Durante a oficina, cada aluno terá acesso a um dos instrumentos disponíveis e apresentará uma música composta por eles. Não há necessidade de saber tocar os instrumentos para se inscrever.
Como gravar uma música
Com Fernando Sanches
Fernando Sanches explica como o processo de gravação pode ser acessível e divertido para qualquer pessoa. Sanches mostra na prática a possibilidade de realizar essa atividade em qualquer ambiente e com equipamentos de custo moderado, dando mais uma alternativa para o músico, profissional ou não, exercitar sua criatividade.
Viaje Musical
Com Lucas Cabu
O artista e curador Lucas Cabu apresenta sua experiência na produção da exposição Viaje musical. Através desse relato, Lucas cria um link para explicar o processo criação de uma exposição totalmente do it yourself. A mostra apresenta artistas do Brasil e Argentina que têm em comum a relação com música independente, onde encontram espaço e motivação para tocar, ir a shows, fazer tours, criar, desenhar e viajar. Os resultados são novas músicas, vídeos, fotos, bandas, desenhos, cartazes, colagens, fanzines, histórias e contato com novas pessoas.
[tab:END]