Universidade inaugura ponto de BookCrossing
A Universidade Anhembi Morumbi inaugurou recentemente o quarto ponto fixo de BookCrossing em São Paulo. Inicialmente, o local vai disponibilizar cerca de 200 títulos para empréstimo, com gêneros literários que vão de ficção a obras didáticas.
Com a iniciativa, a instituição entra em uma rede internacional de incentivo à leitura que surgiu com o projeto, unindo-se à Casa das Rosas, à Biblioteca Mário de Andrade e ao restaurante Central das Artes, no bairro do Sumaré, onde em 2007 foi criado o primeiro ponto de BookCrossing do Brasil.
“BookCrossing é o ato de dar a um livro uma identidade única e, conforme o livro é passado de leitor a leitor, ele pode ser rastreado e assim unir seus leitores”, afirmam os criadores do projeto em seu site. O movimento nasceu nos Estados Unidos, em 2001, com a proposta de criar uma Biblioteca Mundial por meio de uma rede social de compartilhamento de livros. Atualmente, existem mais de 920 mil participantes registrados e quase 8 milhões de livros viajando por 132 países.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- O Adivinhador instiga a curiosidade adolescente em lançamento trilíngue em São Paulo
- Programação cultural de outubro tem música, exposição e teatro em Diadema
- Biblioteca Vila Palmares recebe escritora Cláudia Lage nesta quinta
Como participar do projeto
Os interessados em fazer parte da ação devem acessar este link e criar gratuitamente um login e perfil. No Brasil já há cerca de 7 mil participantes, a maior parte em São Paulo.
A partir daí, basta registrar o livro para obter o código de identificação (BCID) da obra que pretende doar, anotá-lo na contracapa da obra junto com uma mensagem e o endereço do site. Depois do cadastro, o livro pode ser deixado em um dos pontos fixos ou em espaços públicos.
Quem tiver acesso ao livro pode informar o paradeiro da obra no site, registrar sua opinião sobre a leitura e entrar em contato com os usuários que também encontraram o livro em sua viagem pelo mundo.