USP abre vagas em curso gratuito de programação para meninas
O curso tem como objetivo incentivar a participação de garotas nas áreas de Computação, Tecnologia ou Ciências Exatas
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, está com inscrições abertas para curso gratuito de programação exclusivo para meninas.
A iniciativa oferece 100 vagas e as interessadas devem se candidatar por meio do Google Forms (clique aqui) até o dia 6 de agosto.
As vagas para a 1ª edição da Escola de Inverno em Programação Web para Meninas são voltadas para alunas do ensino médio.
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
O curso gratuito da USP São Carlos tem como objetivo incentivar a participação de garotas nas áreas de Computação, Tecnologia ou Ciências Exatas por meio da transmissão de conhecimentos que servirão de base para as estudantes.
Quem pode se inscrever no curso gratuito da USP São Carlos?
Para participar, basta a aluna estar cursando regularmente o ensino médio, ter acesso à internet via celular ou computador, possuir uma conta Google, identificar-se como mulher, mulher trans ou não-binária e enviar um vídeo de motivação para a organização do ICMC.
É recomendável ter experiência básica em Programação, através de portfólios ou projetos, ser egressa de iniciativas como TechSchool/Tech Girls ou Meninas Programadoras ou ter participado de competições relacionadas à área de tecnologia.
Em formato 100% digital, as aulas ocorrem a partir de 17 de agosto e têm final previsto para 20 de dezembro, totalizando quatro meses de aprendizado.
Aula inaugural
A aula inicial será ao vivo para que as alunas possam conhecer as diretrizes e tirar suas dúvidas a respeito do curso com a equipe organizadora e de monitoria do ICMC.
Na sequência do planejamento da Escola, as sessões serão assíncronas, ou seja, estarão disponíveis no formato de videoaulas na plataforma Google Classroom para as estudantes assistirem quando e onde quiserem.
A USP também irá disponibilizar monitorias para as estudantes todos os dias em horários agendados, de segunda a sexta-feira, que serão divulgados na aula inicial.
Ao término do curso, as participantes receberão um certificado e haverá ainda a entrega dos projetos finais das meninas.