USP terá o 1º centro de estudos sobre maconha medicinal do Brasil

02/02/2017 18:23 / Atualizado em 20/04/2018 10:57

O centro será inaugurado em 2017 no campus da USP em Ribeirão Preto
O centro será inaugurado em 2017 no campus da USP em Ribeirão Preto

A USP (Universidade de São Paulo) terá o primeiro centro de pesquisa com foco nas propriedades medicinais da maconha. No entanto, o local ainda não tem data para ser inaugurado no campus da USP em Ribeirão Preto.

O Centro de Pesquisas em Canabinoides, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), vai desenvolver pesquisas em medicamentos contendo canabinoides, que são substâncias derivadas da planta cannabis sativa. É um projeto inédito no Brasil.

O espaço funcionará numa ampliação do prédio da Saúde Mental da FMRP. De acordo com o Jornal da USP, o projeto já tem aprovado estudo clínico sobre o uso do canabidiol (CBD). O teste será realizado em mais de 120 crianças e adolescentes com epilepsia refratária.

O professor Antonio Waldo Zuardi, do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP e coordenador do novo centro, acredita que este é um passo importante para ampliar os estudos, “com maior número de pacientes para que o canabidiol possa ser registrado como medicamento pelas agências reguladoras”.

Doença de Parkinson, epilepsia e esquizofrenia estão algumas das enfermidades que há pesquisas clínicas que indicam tratamentos com canabidiol.

Confira o artigo completo aqui.

  • Leia também: