USP disponibiliza curso gratuito no YouTube
Dividido em seis módulos, o curso promove o desenvolvimento de programas em Python
A Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou todo o conteúdo do curso sobre processamento neural gratuitamente no YouTube. A iniciativa é do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME).
Desenvolvido pelo professor Marcelo Finger em parceria com o mestrando Alan Barzilay, e editado por Roger Bravo, o curso grtauito da USP é dividido em seis módulos.
O curso promove o desenvolvimento de programas em Python que processam textos em língua portuguesa por meio de “machine learning” (aprendizado de máquina). As informações são do Jornal da USP
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
- 7 cursos gratuitos online do Google para entender IA
- Fatecs abrem inscrições para cursos superiores gratuitos
Conteúdo do curso gratuito da USP
Inicialmente disponibilizado na plataforma Coursera, agora o curso pode ser acessado gratuitamente pelo canal do IME no YouTube.
Os participantes do curso vão aprender como o “machine learning” pode ser usado para processar textos em português e no final serão capazes de escrever programas em Python para executar tarefas como classificação de textos, análise de sentimentos e traduções básicas, dentre outras aplicações de redes neurais.
O curso é ministrado em português e utiliza como exemplo o processamento de textos em português brasileiro.
O curso é dividido em seis módulos:
- Introdução à Linguística Computacional;
- Introdução às Redes Neurais;
- Processamento Neural de Língua e Representação de Palavras;
- Word2vec;
- Redes Neurais Recorrentes e Processamento Sequência-para-Sequência;
- Redes LSTM e GRU.
O curso utiliza as bibliotecas do pacote Tensor Flow para Python, que podem ser baixados gratuitamente.
A playlist do curso contém todos os seis módulos, além da apresentação dos exercícios e atividades de entrega presentes na plataforma Coursera a fim de estimular a prática dos estudantes.
Caso o interessado queira obter o certificado de conclusão, ainda é possível obtê-lo entregando as atividades pela plataforma. Para consultar o material apresentado e realizar sua inscrição, acesse aqui.