USP disponibiliza curso gratuito no YouTube
Dividido em seis módulos, o curso promove o desenvolvimento de programas em Python
A Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou todo o conteúdo do curso sobre processamento neural gratuitamente no YouTube. A iniciativa é do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME).
Desenvolvido pelo professor Marcelo Finger em parceria com o mestrando Alan Barzilay, e editado por Roger Bravo, o curso grtauito da USP é dividido em seis módulos.
O curso promove o desenvolvimento de programas em Python que processam textos em língua portuguesa por meio de “machine learning” (aprendizado de máquina). As informações são do Jornal da USP
Conteúdo do curso gratuito da USP
Inicialmente disponibilizado na plataforma Coursera, agora o curso pode ser acessado gratuitamente pelo canal do IME no YouTube.
Os participantes do curso vão aprender como o “machine learning” pode ser usado para processar textos em português e no final serão capazes de escrever programas em Python para executar tarefas como classificação de textos, análise de sentimentos e traduções básicas, dentre outras aplicações de redes neurais.
O curso é ministrado em português e utiliza como exemplo o processamento de textos em português brasileiro.
O curso é dividido em seis módulos:
- Introdução à Linguística Computacional;
- Introdução às Redes Neurais;
- Processamento Neural de Língua e Representação de Palavras;
- Word2vec;
- Redes Neurais Recorrentes e Processamento Sequência-para-Sequência;
- Redes LSTM e GRU.
O curso utiliza as bibliotecas do pacote Tensor Flow para Python, que podem ser baixados gratuitamente.
A playlist do curso contém todos os seis módulos, além da apresentação dos exercícios e atividades de entrega presentes na plataforma Coursera a fim de estimular a prática dos estudantes.
Caso o interessado queira obter o certificado de conclusão, ainda é possível obtê-lo entregando as atividades pela plataforma. Para consultar o material apresentado e realizar sua inscrição, acesse aqui.