USP faz testes para criar táxi que funciona sem motorista

O campus da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos pode receber muito em breve um serviço de táxi autônomo. Então, fique calmo se você se deparar com um táxi trafegando pelas ruas da universidade sem motorista.

O táxi autônomo vem sendo testado por pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e da Escola de Engenharia da USP de São Carlos. A previsão é de que em outubro deste ano aconteça uma demonstração pública do automóvel, já com as funções prontas para uso.

O primeiro veículo autônomo na América Latina a ser testado em ruas de uma cidade

“A ideia é que o usuário possa chamar o táxi autônomo pelo celular, por meio de um aplicativo que estamos desenvolvendo, e que o automóvel o leve ao seu destino dentro do campus –indicado por comando de voz ou apontado em uma tela de computador no interior no carro – e depois retorne ao local onde estava estacionado para aguardar o próximo chamado”, disse Denis Wolf, professor do ICMC e coordenador do projeto, à Agência FAPESP.

Os veículos autônomos, explica o professor, usam uma combinação de informações de sensores GPS com mapas do ambiente por onde irá circular (mapas métricos) previamente construídos para estimar sua localização em vias urbanas. Leia a matéria completa na Agência FAPESP.