USP promove evento sobre Meio Ambiente
As palestras serão transmitidas ao vivo pelo Canal do ICB no YouTube
Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) realizará um evento no dia 5 de junho, com palestras e uma roda de conversa abordando a crise climática e as condições das populações vulneráveis.
Com o tema central “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para este ano, o evento reunirá especialistas renomados da USP para abordar diferentes aspectos da crise ambiental e suas implicações sociais.
A programação, conforme divulgado no Portal do Governo, está disponível neste link. A transmissão on-line no Canal do ICB, no YouTube, pode ser acompanhado por meio deste link. Saiba mais:
9h30: Abertura e apresentação do tema central por especialistas da USP. Apresentação de pôsteres e exposição fotográfica pelos alunos do programa USP 60+.
“Como Crescer Alimentos Durante a Crise Climática?” – Prof. Carlos Takeshi Hotta (IQ-USP). Abordagem de métodos inovadores para garantir a produção de alimentos em meio à crise climática e assegurar a segurança alimentar.
“Integrando Saúde Humana, Animal e Ambiental em um Contexto de Desenvolvimento Sustentável” – Prof. Welington Luiz de Araujo (ICB-USP). Análise do rio Tietê e seu impacto social, econômico e na comunidade microbiana da água e sedimentos.
“Saúde Ribeirinha da Amazônia: Solução?” – Prof. Luís Marcelo Aranha Camargo (ICB V-USP, Rondônia). Discussão sobre o perfil de saúde nas regiões ribeirinhas da Amazônia, com foco em fatores ambientais como manejo inadequado de lixo, mercúrio, esgoto e potabilidade da água.
Por fim, haverá uma roda de conversa entre os palestrantes e o público, mediada pelo Prof. José Gregório Cabrera Gomes (ICB-USP). Oportunidade para aprofundar o debate e tirar dúvidas sobre os temas abordados.
* Com informações da Universidade de São Paulo (USP) e do Portal do Governo.