USP tem cursos online gratuitos para aprender línguas indígenas
O tupi antigo é a origem da língua brasileira, falada em toda a costa do Brasil por muitos grupos indígenas
A USP (Universidade de São Paulo) oferece cursos online para quem deseja aprender línguas indígenas, como tupi antigo e língua geral (nheengatu). O conteúdo gratuito é disponibilizado pela FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas).
O tupi antigo é a origem da língua brasileira, falada em toda a costa do Brasil por muitos grupos indígenas (Potiguaras, Caetés, Tupinambás Temiminós, Tabajaras, entre outros) desde os primeiros séculos de colonização.
No curso, você aprenderá os fundamentos da língua tupi e suas relações com a língua portuguesa. Os módulos trazem exercícios práticos para fixar o aprendizado. Clique aqui para acessar o conteúdo.
- Curso gratuito com professores de Harvard tem vagas abertas
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
- 7 cursos gratuitos online do Google para entender IA
- SP abre 3,5 mil vagas para curso gratuito em parceria com Google
Já o curso de língua geral (nheengatu) é a segunda fase do curso completo para aprender língua indígena. No século 17, a língua tupi antiga foi transformada na língua geral.
A plataforma traz informações sobre o surgimento do nheengatu e suas construções gramaticais. O material em PDF pode ser baixado gratuitamente. Confira o curso neste link.
A USP também disponibiliza os gabaritos das lições de tupi moderno (nheengatu), página no qual você pode checar seu desempenho nas atividades propostas. Além disso, há um espaço dedicado ao vocabulário tupi-português e textos complementares para auxiliar nos estudos.
Mais cursos gratuitos: