Veja razões para investir em intercâmbio

Decidir deixar a família para viver fora do país por um tempo vai além da saudade

23/11/2020 14:43 / Atualizado em 21/01/2021 18:12

Para ajudar a fazer os cálculos e avaliar as vantagens da experiência de estudar e morar em outro país, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educativo Brasileiro), reuniu razões para mostrar que o investimento em intercâmbio vale a pena. Veja, abaixo, algumas delas.

Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek; Veja razões para investir em intercâmbio
Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek; Veja razões para investir em intercâmbio - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quais são os benefícios do investimento em intercâmbio?

Proporciona novos desafios

Às vezes, as coisas mais simples podem se transformar em grandes obstáculos a serem vencidos na vida. É o que vai acontecer com seu filho ao se deparar com a necessidade de resolver sozinho os dilemas que vão se apresentar em sua rotina como intercambista. Esses desafios podem motivá-lo a amadurecer, torná-lo um aluno mais engajado e, no futuro, um profissional consciente de suas potencialidades.

Faz diferença no currículo

Quais são os benefícios do investimento em intercâmbio?
Quais são os benefícios do investimento em intercâmbio? - iStock/AndreyPopov

De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Experimento, 59,1% das pessoas que passaram por intercâmbio consideram que conquistaram uma vaga no mercado de trabalho graças à sua vivência no exterior.

De fato, profissionais de Recursos Humanos tendem a valorizar esse ponto no currículo não somente pela fluência em outra língua, mas também pelas demais habilidades desenvolvidas.

Isis Ribeiro sentiu na pele o impacto de ter morado fora em sua busca por uma colocação no mercado de trabalho. “Profissionalmente foi excelente! A facilidade na comunicação, em executar tarefas, o relacionamento interpessoal, o fator da língua inglesa. Por todos os empregos e entrevistas que passei, intercâmbio era o que mais chamava atenção dos contratantes”, conta a educadora física.

Recursos Humanos tendem a valorizar esse ponto no currículo não somente pela fluência em outra língua
Recursos Humanos tendem a valorizar esse ponto no currículo não somente pela fluência em outra língua - iStock

Quer saber mais? O blog Novos Alunos listou motivos para ajudá-lo nessa tarefa com relatos de algumas pessoas que já viveram a experiência do intercâmbio. Confira!