10 ótimos filmes baseados em HQs; assista online
“Remember, remember, the 5th of November” (“Lembre-se, lembre-se, do dia 5 de novembro”). É bem provável que você já tenha escutado essa frase que ficou famosa ao aparecer na história em quadrinhos (e depois no filme) “V de Vingança”.
Embora tenha se popularizado há poucos anos, a frase existe há séculos e se refere a um evento ocorrido na Inglaterra em 5 de novembro de 1605, quando um grupo que incluía o especialista em explosivos Guy Fawkes tentou assassinar o rei Jaime I.
Claramente inspirado por esse episódio, o autor Allan Moore (o mesmo de “Watchmen”), em parceria com o desenhista David Lloyd, lançou na década de 80 o quadrinho “V de Vingança”. Anos depois, em 2005, o cineasta James McTeigue dirigiu um filme baseado na obra de Moore, escalando atores consagrados como Hugo Weaving e Natalie Portman. Na época de sua estreia o longa foi considerado grande sucesso de bilheteria.
A seguir, confira alguns filmes aclamados tanto pelo público quanto pela crítica que, assim como “V de Vingança”, foram inspirados em famosas histórias em quadrinhos. A maioria está disponível em plataformas de streaming, como Netflix e YouTube (veja nossa lista aqui).
“V de Vingança” (2005)
Em uma Grã-Bretanha futurista, imersa em uma política fascista, um justiceiro conhecido como V (Hugo Weaving) usa táticas terroristas para se opôr à sociedade. Quando resgata a jovem Evey Hammond (Natalie Portman) das mãos da polícia, ela se torna sua incomum aliada.
“Sin City – A Cidade do Pecado” (2005)
O filme, de atmosfera noir, mostra três histórias paralelas e violentas que se passam em uma cidade infestada pela criminalidade. Em uma delas, Marv (Mickey Rourke) investiga o assassinato de uma bela mulher, enquanto estava dormindo com ele; o ex-matador Dwight (Clive Owen) mata um policial por acidente e deve encobrir o crime para que o caos não se instale na Cidade Velha, dominada por prostitutas; por último, o policial prestes a se aposentar, Hartigan (Bruce Willis), é colocado na prisão por oito anos, acusado de um crime que não cometeu. Baseado nas histórias em quadrinhos Sin City, criadas por Frank Miller.
“Persépolis” (2007)
Marjane é uma jovem iraniana de oito anos, que sonha em ser uma profetisa do futuro, para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduzem à queda do xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos “Guardiões da Revolução”, que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, deseja se transformar numa revolucionária. Mas, para tentar protegê-la, seus pais a enviam para a Áustria.
“Azul É A Cor Mais Quente” (2013)
Adèle é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma, sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente. Longa é baseado na graphic novel “Blue”, de Julie Maroh.
“300” (2006)
Em 480 a.C., o Imperador da Pérsia, Xerxes (Rodrigo Santoro), envia seu exército para conquistar a Grécia. No entanto, a cidade grega de Esparta tem os melhores guerreiros de sua época e 300 deles estão escalados para lutarem contra os persas. A batalha é uma missão suicida para todos e servirá para que o resto do exército grego se prepare para a defesa da terra na próxima etapa.
“Scott Pilgrim Contra o Mundo” (2010)
Baseado na história em quadrinhos Scott Pilgrim, de Bryan Lee O’Malley, o filme mostra um jovem de 23 anos que tem uma banda de rock e namora a garota mais cobiçada do colégio. Tudo em sua vida está uma maravilha até ele conhecer a misteriosa Ramona Flowers, que toma conta de seus pensamentos. Após os dois ficarem, ele fica sabendo de uma grande briga que comprou: terá que derrotar os sete ex-namorados da garota para conseguir ficar com ela.
“Constantine” (2005)
Baseado nos quadrinhos Hellblazer, de Alan Moore, Garth Ennis e Jamie Delano, Constantine conta a história do irreverente ocultista e exorcista John Constantine (Keanu Reeves), que, literalmente, chegou ao inferno. Ele une-se à policial Angela (Rachel Weisz) para solucionar o misterioso assassinato da irmã gêmea dela. A investigação leva a dupla a um mundo sombrio, com anjos e demônios, provocando vários acontecimentos terríveis. A partir de agora, o único objetivo deles é conseguir se livrar das forças do mal e ter paz novamente, custe o que custar.
“Oldboy” (2003)
Dae-su Oh (Min-sik Choi) é seqüestrado e aprisionado em um quarto de hotel por 15 anos sem explicação. Depois, é libertado levando consigo dinheiro, um celular e roupas caras. Enquanto tenta entender o motivo de seu aprisionamento e se vingar, descobre seu seqüestrador e que ainda tem planos terríveis contra ele.
“Watchmen – O Filme” (2009)
Ambientado numa realidade fictícia norte-americana nos anos 80, um grupo de super-heróis aposentados começa a ter sua vida ameaçada. Rorschach (Jackie Earle Haley), detetive que usa uma máscara desfigurada, e o Coruja (Patrick Wilson) passam a investigar a identidade do vilão antes que suas próprias vidas corram perigo.
“Kick-Ass – Quebrando Tudo” (2010)
Dave (Aaron Johnson) é um jovem do estilo loser que decide se reinventar, costurar uma fantasia e se tornar um super-herói no mundo real. Kick-Ass, codinome usado pelo inocente garoto, parece fadado ao fracasso por não ter o tipo físico dos heróis e nem as habilidades especiais até perseguir bandidos com suas armas de verdade. No entanto, ele não é o único super-herói por a: a destemida e altamente treinada dupla de pai e filha, Big Daddy (Nicolas Cage) e Hit Girl (Chloe Moretz). Aos poucos, a dupla abala o império de crimes do mafioso local Frank D’Amico (Mark Strong), que vai levar Kick-Ass a provar se está realmente pronto para ser um super-herói.