12 cenas de machismo que não queremos ver novamente no próximo BBB
Se lembram do Marcos ameaçando Emily contra a parede? Isso tem que acabar!
Fãs do Big Brother Brasil (BBB), essa lista é pra vocês! Entramos na contagem regressiva para a estreia da 20ª edição do reality show, prevista para ir ao ar a partir de 21 de janeiro de 2020.
E para relembrar os momentos mais marcantes da história do programa, a Catraca Livre decidiu começar por um assunto importante, que não deverá passar despercebido mais nenhuma vez: o machismo. Foram inúmeras as cenas em que homens tentaram impor suas vontades e opiniões diante das mulheres, por meio de um discurso problemático e constrangedor. Teve até agressão física nos casos mais graves, como o de Marcos e Emilly, no BBB 17, se lembram?
Confira abaixo a lista dos 12 casos mais polêmicos:
- BBB 23: Guimê toma banho de cueca branca, volume cria alvoroço na web e Lexa reage
- BBB 23: Irmã de Key critica Bruna Griphao e aponta racismo no reality
- BBB 23: Equipes de sisters se unem e pedem saída de Cezar por falas machistas
- BBB 23: Key Alves vai testemunhar no inquérito da morte de Leandro Lo?
- Maycon:
O vendedor de queijos afirmou, em conversa com Paula e Hariany sobre morar sozinha, que “mulher só deve sair de casa para casar”. “Eu não tô falando de vocês, mas eu acho que para homem é diferente do que para mulher. Mulher eu acho que ela deve sair de casa só para casar. Quando eu tiver minha filha, eu acredito que ela só vai sair de casa…”, afirmou o mineiro.
Em outra situação…
Hana não gostou nada de um comentário de Maycon sobre ela circular de lingerie pela casa antes de dormir. Irritada, a sister emendou uma série de xingamentos e criticou o brother pela atitude machista. “Vai tomar no **, pelada o c***lho. Você não anda de sunga o dia inteiro? Machismo institucionalizado. Não estou pelada, mano. vai se f***r”, disparou.
- Vinícius:
O participante soltou a seguinte frase: “Se ela virasse de bunda pra cá e a coxa ficava em cima, fica aquela rabeta na sua cara”, em conversa com Maycon e Danrley no primeiro dia do BBB 19. Mais uma vez, a mulher sendo tratada como objeto de desejo.
- Diego:
“A gente tem que colocar ela no lugar dela”, disse Diego sobre Hana, alegando que a youtuber exagerava em suas opiniões e “passava por cima” dos outros. Então quer dizer que as pessoas têm que viver como os outros querem, Diego?!
Em outro momento…
Diego soltou a seguinte frase: “Se mulher tiver um corpo bonito e não quiser mostrar, vai ficar melhor ainda”. Essa dispensa comentários, né?
- Tereza:
“A mãe desse menino deve estar arrancando os cabelos”, disse a veterana sobre a relação entre Alan e Hana. Em conversa com Gustavo e Diego, ela chegou a chamar Alan de “coitado” por estar com ela. E as críticas eram gratuitas, só tinham o intuito de prejudicar Hana e exaltar Alan.
- Gustavo:
Gustavo estampou a cara do machismo no BBB 19 ao disparar: “Está tudo na nossa mão”. O médico disse a frase ao afirmar que pegar as mulheres estava “mais fácil do que comprar pão na padaria”. “A verdade é a seguinte: isso daí (as mulheres da casa) está tudo na nossa mão. E a gente vai administrar do jeito que a gente quiser. Aqui é a presidência do baile, o baile é nosso. Calma, meninas. Vocês estão muito soltinhas, estão parecendo calota de carro quando descem a serra”.
- Jéssica:
Jéssica, do BBB 18, não ficou marcada apenas pela frase “levanta a cabeça, princesa, senão a coroa cai”. Ela também disse uma frase machista em conversa com Gleici: “Eu acho que homem [machista] é aquele que nunca se apaixonou. Hoje em dia, é muito fácil ter [uma mulher]. Por isso, é importante a mulher se valorizar também. Senão, o homem sempre vai ter disponível. As opções no cardápio são amplas, mas, a partir do momento que o cardápio se restringe, eles dão mais valor”.
- Marcos:
A lista de frases e atitudes machistas de Marcos, do BBB 17, é extensa. Tanto é que ele foi expulso na última semana de confinamento por colocar Emilly – sua então namorada – contra a parede e lhe fazer ameaças. Em outras ocasiões, além destas relacionadas à vencedora do programa, o médico acusou a produção de dizer: “depois você come a Vivian”. Tudo começou durante uma festa, Marcos conversava com Ilmar sobre a produção do programa e lembrou do dia que ele levou uma bronca e pediu direito de resposta no confessionário. Marcos contou que “alguém da produção do BBB” disse para ele ficar com a Vivian. “Teve uma hora que ele falou lá dentro: ‘depois tu come a Vivian’”, revelou.
Em outra ocasião…
Ele apontou o dedo na cara de Ieda e a ofendeu falando alto e de forma agressiva. Em outra situação, Marcos se alterou novamente com a aposentada e disse que ela era a culpada pelas brigas entre ele e Emilly.
Mais uma do Marcos:
Durante uma festa no BBB, Marcos disse para Emilly que “é muito feio mulher segurando garrafa”, dá pra acreditar? “Evite pegar na garrafa que é muito feio mulher segurando garrafa”, disse. “Uma das cenas mais feias que eu vi na vida foi uma noiva se servindo com um copo de cerveja”, disse ele.