5 filmes e séries inspirados em livros de autores nacionais
Em meio a tantas adaptações, veja uma lista com algumas que estão disponíveis nos streamings!
Não é de hoje que grandes obras literárias inspiram filmes e séries. No Brasil não é diferente e diversos autores já tiveram seus livros retratados nas telas.
Em certos casos, o público nem sequer tem conhecimento de que o enredo em questão saiu de um livro. Porém, em outros cenários, os leitores chegam a reclamar que a produção não tem nada a ver com a obra.
Apesar disso, as adaptações têm dado muito certo. Abaixo, confira 5 filmes e séries baseadas em livros nacionais para assistir nos streamings!
- Cinema em casa no precinho: veja filmes e séries na telona com projetor smart da Samsung
- Opções de lazer para o Dia das Crianças em São Paulo incluem atrações gratuitas em shoppings e ao ar livre, além de roteiro gastronômico
- Após série da Netflix, petição que pede justiça aos irmãos Menendez já tem mais de 300 mil assinaturas
- Melhores apps para assistir filmes de comédia
1) “Bom dia, Verônica” – Série
Um marco da literatura policial brasileira, o livro “Bom Dia, Verônica” teve mais de cem mil exemplares vendidos.
Publicado em 2016 com o pseudônimo Andrea Killmore, os brasileiros Ilana Casoy e Raphael Montes só se identificaram como os autores do thriller de suspense em 2019. A série de 2020, então, é baseada no livro e tem duas temporadas disponíveis na Netflix.
Com direção de José Henrique Fonseca, a trama gira em torno de Verônica Torres (Tainá Müller), escrivã de polícia, que investiga um predador sexual e acaba descobrindo um casal com um segredo horrível e um esquema de corrupção sinistro.
Onde assistir? Netflix
2) “De volta aos 15” – Série
Baseada no romance de 2013 da escritora Bruna Vieira, a série chegou ao catálogo da Netflix em 2022.
Na trama dirigida por Viviane Jundi e Dainara Toffoli, Anita (Maisa) tem 30 anos e está extremamente infeliz com o caminho que sua vida tomou. Cansada, ela encontra o primeiro blog que criou, aos 15 anos de idade.
Desejando voltar para uma época em que tudo era mais fácil, a jovem adulta misteriosamente tem seu desejo realizado.
Inclusive, vale destacar que a 2ª temporada da série vai ser lançada em 5 de julho.
Onde assistir? Netflix
3) Quadrilogia “Um Ano Inesquecível” – Filme
A quadrilogia é baseada no livro de contos escrito pelas autoras brasileiras Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta, lançado em 2015.
Os quatro filmes estão sendo lançados todas às sextas no catálogo do Prime Video. Com títulos inspirados nas quatro estações, “Um Ano Inesquecível – Verão” já está disponível no catálogo com a história de Guima (Micael Borges) e Inha (Lívia Inhudes). Assim como “Um Ano Inesquecível – Outuno”, que traz Anna Júlia (Gabz) e João Paulo (Lucas Leto) e “Um Ano Inesquecível – Inverno”, que acompanha Mabel (Maitê Padilha) e Benjamin (Michel Joelsas).
Já o quarto longa, “Um Ano Inesquecível – Primavera”, que encerra a quadrilogia, estreia em 23 de junho e segue a história de Jasmine (Lívia Silva) e Davi (Ronald Sotto).
Onde assistir? Amazon Prime Video
4) “Meu Pé de Laranja Lima” – Filme
Uma história de amor e amizade! O filme “Meu Pé de Laranja Lima” chegou em 2012, inspirado no romance publicado por José Mauro de Vasconcelos em 1968.
Dirigido por Marcos Bernstein e José de Abreu, o longa acompanha Zezé (João Guilherme de Ávila), que tem quase oito anos e vive com sua família pobre no interior. Agitado, o menino transforma a vizinhança em cenário para suas traquinagens. E elas não são poucas.
Seu refúgio preferido é um pé de laranja-lima. É com ele que o garoto desabafa as coisas ruins que lhe acontecem, divide sua solidão ou comemora uma boa novidade, como a amizade com Manoel Valadares (José de Abreu), o “portuga”.
Onde assistir? Netflix e Amazon Prime Video
5) “É Fada!” – Filme
Lançado em 2016, o filme tem direção de Cris d’Amato e foi baseado no livro “Uma Fada Veio Me Visitar” da escritora Thalita Rebouças.
Geraldine (Kéfera Buchmann) é uma fada que perdeu suas asas por utilizar métodos pouco convencionais em suas missões. Agora, a última chance de recuperá-las será a missão Julia (Klara Castanho).
Criada somente pelo pai, a mãe de Julia está de volta e começa a dar palpites na criação da jovem. Eis que surge Geraldine para ajudá-la a vencer os preconceitos e estabelecer novas amizades.
Onde assistir? Netflix, Globoplay, HBO Max e Star+