9 musicais e filmes sobre astros de rock para assistir na Netflix
Há 23 anos, um dos maiores nomes do rock morria aos 27 anos. Kurt Cobain era líder e vocalista do Nirvana, uma das bandas ícones do grunge, gênero musical que marcou a primeira metade da década de 1990. Ele foi encontrado morto em sua casa em Seattle. A causa da morte oficial foi suicídio.
Que tal saber mais sobre a influência e trajetória do artista? A Netflix tem três documentários com abordagens diferentes sobre Kurt Cobain. O serviço de streaming ainda tem outras opções disponíveis de filmes e documentários para quem gosta do bom e velho rock’n’roll, incluindo produções sobre as cantoras Janis Joplin e Amy Winehouse, também mortas aos 27 anos.
Kurt & Courtney (1998)
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
Esse documentário investiga as circunstâncias da morte Kurt Cobain, focando no seu complicado relacionamento com a cantora e atriz Courtney Love e em teorias conspiratórias que surgiram depois da confirmação de suicídio do artista. Uma das teorias discutidas pelo documentário é a acusação de que a esposa estaria envolvida no caso.
All Apologies, Kurt Cobain (2006)
Documentário produzido pela BBC sobre a vida do vocalista do Nirvana, Kurt Cobain. O documentário retrata a trágica jornada do músico Kurt Cobain rumo ao vício e à depressão, vinte anos após sua morte.
Cobain: Montage of Heck (2015)
Esse documentário não-autorizado foca na trajetória de Kurt Cobain desde sua adolescência in Aberdeen, em Washington, até o sucesso da banda Nirvana. A produção traz uma série de materiais inéditos como canções, filmes caseiros, obras de arte, fotografias, revistas e songbooks.
Janis: Little Girl Blue (2015)
Narrado pela cantora Cat Power, esse documentário conta a trajetória de sucesso de Janis Joplin por meio de cartas que ela escreveu ao longo dos anos para amigos, parentes e colaboradores. Joplin foi encontrada morta por causa de uma overdose em 1970.
Amy (2015)
Vencedor do Oscar de melhor documentário, o filme usa imagens e vídeos de arquivo pessoal da artista, juntamente com depoimentos de amigos e parentes, para mostrar um retrato íntimo da vida e carreira de Amy Winehouse, encontrada morta aos 27 anos por excesso de consumo de álcool, em 2011.
Keith Richards: Under the Influence (2015)
Documentário original da Netflix, o filme apresenta um retrato de Keith Richards, um dos integrantes do Rolling Stones, a maior banda de rock de todos os tempos, investigando a gênese da música criado pelo compositor, guitarrista e performer.
Joe Cocker: Mad Dog with Soul (2017)
O documentário narra a vida turbulenta do cantor de soul e blues, misturando as próprias palavras do artista, que superou o vício em álcool e drogas, e material raro de arquivo. Cocker morreu em 2014 e ficou conhecido como um dos maiores vocalistas de rock de todos os tempos.
Purple Rain (1984)
Mistura de ficção, musical e narrativa de videoclipe, o longa-metragem foi lançado por Prince para divulgar o seu álbum homônimo. O filme narra a trajetória de “The Kid” (o próprio Prince), um aspirante e talentoso músico envolvido em um romance tumultuado e tentando fazer sucesso com sua banda. A produção marcou os anos 1980 e rendeu mais de 60 milhões de dólares de bilheteria na época.
Get On Up: A História de James Brown (2015)
Essa cinebiografia do cantor, dançarino e compositor James Brown conta sua vida desde a infância pobre na Carolina do Sul, passando pelos abusos que sofreu e o período que esteve preso, antes de tornar-se o “pai do soul” e um dos músicos mais influentes da história. Viola Davis interpreta a mãe do cantor.
- Leia mais: