‘A Fazenda’ usa blackface em quadro de humor e revolta web
O humorista Carioca apareceu no reality imitando Luiz Carlos, vocalista do grupo de pagode Raça Negra
Uma cena de blackface no reality “A Fazenda”, da RecordTV, causou polêmica nas redes sociais na noite desta quinta-feira, 15. O humorista Márvio Lúcio, o Carioca, se caracterizou de negro, prática rechaçada por promover o racismo.
Segundo informações do colunista Fefito, do UOL, Carioca, apareceu imitando Luiz Carlos, vocalista do grupo de pagode Raça Negra.
Caracterizado com cabelo crespo, maquiagem pesada e nariz mais avantajado, o humorista apareceu cantando um dos hits da banda para fazer referência a Luiza Ambiel, que se envolveu em confusão por causa dela.
Haveria mil maneiras de fazer graça com as queixas da atriz ao ouvir a canção, como a própria montagem com ela rodopiando que foi ao ar. A produção de “A Fazenda”, no entanto, achou por bem colocar Carioca no ar com a cara pintada.
Na manhã hoje, 16, o nome do humorista Carioca ainda estava entre os assuntos mais comentados do Twitter pela enxurrada de críticas que recebeu do público.
Confira abaixo a repercussão negativa do assunto:
https://twitter.com/tudoafazenda12/status/1316937195261988864
https://twitter.com/neemiassena/status/1316938486356856836
Blackface
O blackface (do inglês, black, preto, e face, rosto) surgiu por volta de 1830, quando homens brancos se pintavam de preto de forma caricata para se apresentavam à aristocracia branca com o objetivo de satirizar a população negra.
Anos depois, a prática ganhou popularidade nos cinemas e televisão, como ferramenta de entretenimento cultural, ridicularizando ou negando papéis a artistas negros.