A Festa de Babette: receita do filme inspira prova do MasterChef
Saiba como preparar a receita que emocionou jurados e participantes na semifinal
Paola Carosella foi às lágrimas durante a semifinal do “MasterChef Brasil”, da Band, na noite do último domingo, 18, e contagiou a todos com sua emoção ao narrar a história do filme “A Festa de Babette” (1987), que inspirou a prova do último eliminado do reality show gastronômico.
A jurada trouxe tanto encanto pelo enredo do filme dinamarquês ao dizer que ele foi uma inspiração para a sua carreira de chef e um marco na vida familiar, que a internet ficou curiosa para assistir ao longa e saber o passo a passo da receita.
Extraído de um conto de Karen Blixen e adaptado para o cinema por Gabriel Axel, o filme, ambientado no fim do século XIX, conta a história do banquete que a criada francesa Babette organiza para uma família ultrarreligiosa em uma propriedade rural na Dinamarca para se despedir.
- Esta é a melhor receita de bolo de cenoura que você vai fazer
- Pão caseiro para iniciantes: receita fácil e fofinha para o café da manhã
- 7 receitas low carb irresistíveis para você experimentar sem culpa
- Pão pizza bem recheado e prático para você saborear em casa
Após Lorena vencer a eliminatória e garantir sua vaga direto na final, os participantes Rodrigo e Eduardo se encararam para preparar uma releitura do prato do filme: Caille en sarcophage ou codorna no sarcófago.
Rodrigo se deu melhor na finalização da prova e garantiu a segunda vaga na competição, eliminando o oponente.
Confira a receita que deixou os participantes e o público com água na boca:
Ingredientes
1 pacote de massa folhada (500 gramas) em temperatura ambiente
1 gema de ovo batida com duas colheres de sopa de água
8 codornas completamente desossadas com exceção das coxas de das asas (reserve os ossos)
Sal Pimenta moída na hora
75 gramas de trufas negras laminadas
250 gramas de foie gras fresco
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal
3 cebolas-roxas picadas
6 colheres (sopa) de conhaque
1 copo de vinho branco seco
4 copos de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de amido de milho dissolvidas em
2 colheres (sopa) de vinho branco seco
8 cogumelos-de-paris grandes com o chapéus perfeitos
1 colher (chá) de óleo de amendoim
Modo de preparo
1. Pré-aqueça o forno a 200 °C. Cubra uma assadeira com papel-manteiga.
2. Abra a massa folhada sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada até que atinja a espessura de 6 milímetros e corte em oito discos ovalados 12,5 centímetros. Marque o centro da massa com 10 centímetros de diâmetro. Perfure com os dentes de garfo de pincele com a mistura de gema de ovo e água.
3. Asse entre 12 e 15 minutos na assadeira coberta com papel manteiga até que fique com uma cor discretamente dourada. Tire do forno e deixe esfriar. Com uma faca afiada, corte na marca de 10 centímetros, mas sem destacar do fundo. Use essa parte lateral da massa para erguer “paredes” que formaram o ninho.
4. Lave e seque as codornas. Tempere o interior das aves com sal, pimenta e um pouco de conhaque, assim como as trufas. Divida o foie gras em oito fatias e coloque dentro de cada codorna. Feche-as com ajuda de um barbante de cozinha. Mantenha na geladeira até a hora do cozimento.
5. Derreta uma colher (sopa) de manteiga dentro de uma panela de fundo espesso. Acrescente primeiro a cebola em fogo baixo e deixe refogar durante 3 minutos. Em seguida, coloque 3 colheres de sopa de conhaque mais o caldo de galinha e deixe deglacear a panela. Deixar cozinha entre 30 e 40 minutos para reduzir o molho. Coe o molho em uma peneira ou chinois, coloque o amido de milho e mexa. Coloque em uma panela e deixe até espessar. Adicione o restante das trufas e corrija o sal e a pimenta.
6. Salteie os chapéu dos cogumelos em 2 colheres (sopa) de manteiga e reserve.
7. Aos 20 minutos antes de servir, volte a pré-aquecer o forno, agora a 180 °C.
8. Aqueça o restante da manteiga e o óleo em uma panela de fundo espesso em fogo médio. Doure as codornas durante cinco minutos de todos os lados. Coloque as codornas no forno durante 10 minutos.
9. Durante esse tempo, deglaceie a panela com o conhaque restante – duas colheres (sopa) – e junte ao molho.
10. Tire as codornas do forno e retire a amarração, mas as mantenha aquecidas.
11. Para servir, reaqueça o molho. Ponha os ninhos sobre a assadeira, coloque uma codorna em cada um deles, volte ao forno para aquecer durante cinco minutos.
Modo de servir
Disponha no centro de um prato, regue com uma colher de molho cada uma das codornas e adorne com um cogumelo na parte superior do ninho ou sarcófago. Sirva imediatamente.