Alisha Boe responde a críticas que culpabilizam vítima de estupro

“13 Reasons Why” levantou muita discussão sobre bullying e suicídio (e também muita polêmica sobre a forma como essas questões foram tratadas). Mas a série também fala de outro tema importante: cultura do estupro. Um problema que novamente ficou escancarado com a reação que alguns fãs tiveram em relação à personagem interpretada por Alisha Boe.

Alisha Boe faz a Jessica de “13 Reasons Why”

A atriz esperava que os espectadores simpatizassem com a história de Jessica, que envolve um estupro. Porém, ela percebeu que muitos estavam culpabilizando a personagem pela agressão. “A Jessica é uma sobrevivente e ela está tentando lidar com [o estupro]; ela age dessa forma por causa disso”, considerou Alisha em uma entrevista ao Elite Daily. “Mas quando a série foi lançada, percebi que estava recebendo comentários e sendo marcada em fotos e teorias de fãs na internet que basicamente fazendo slut-shaming* com a personagem. Estão a chamando de ‘vadia’ e dizendo que ela mereceu [o estupro]”.

Alisha também disse que muitas pessoas disseram que Jessica não deveria ter ficado bêbada em uma festa, e que ela deveria voltar para o Justin, outro personagem da série. “Isso me fez parar e perceber que nós, como uma sociedade, não somos capazes de não culpabilizar a sobrevivente de estupro, mas queremos tomar o lado do Justin porque ele é charmoso e tem um sorriso bonito”.

Depois de sofrerem uma violência sexual, muitas vítimas também tem suas histórias duvidadas por outras pessoas – o que contribui para o silêncio sobre a agressão. “Isso me machuca tanto e me deixa tão brava que eu quero me envolver mais em ser uma defensora das mulheres e homens que sofrem assédio sexual e são sobreviventes de estupro, porque essa conversa ainda não mudou”, a atriz desabafou.

* Slut-shaming (união das palavras “vadia”, “promíscua” e “envergonhar” em inglês) é uma forma de estigma social aplicado a quem rompe expectativas tradicionais de comportamentos ligados à sexualidade. Na maioria das vezes, ele cai sobre meninas e mulheres.