Amor tem 5 fases, mas casais desistem na metade, conta psicólogo
Assim como nós, o amor também se transforma ao longo do tempo. Segundo o que o psicólogo Jed Diamond definiu, em artigo para o site MenAlive, como as cinco fases do amor.
O problema é que, de acordo com o especialista, a maioria das pessoas desistem durante o terceiro estágio da relação. Conheça quais são essas fases e como elas funcionam:
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
1ª fase – Paixão
Essa é a parte mais envolvente do relacionamento. “É tão maravilhoso porque ficamos inundados de ‘hormônios do amor’, como a dopamina, oxitocina, serotonina, testosterona e estrogênio”, conta Diamond. Essas substâncias são responsáveis por causar uma grande sensação de bem-estar no casal.
2ª fase – Comprometimento
Nesse momento, a relação ganha a sensação de solidez e calmaria. Os laços se fortalecem, vocês começam a formar sua própria família em alguns casos. “Nós nos sentimos seguros, cuidamos e apreciamos o outro. Ficamos próximos e nos protegemos. Pensamos frequentemente que esta é a fase final do amor e esperamos que dure para sempre”, explica ele. Veja todas completas no site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.