Aplicativo promete unir pessoas a partir do seu intelecto
Já ouviu falar em “sapiossexual”? A palavra define aqueles que sentem-se atraídos por inteligência; ainda mais do que pela aparência. Se esse é o seu caso, a dica é ficar de olho neste novo aplicativo, que promete unir pessoas que são intelectualmente parecidas.
O Sapio foi criado por Kristin Tynski e sua esposa, Kelsey Libert, seu irmão gêmeo, Dan Tynski e seu cunhado, Nick Santillo. Em entrevista ao The Huffington Post, Kristin explica que ao contrário do que muita gente pensa, sapiossexuais não são atraídos apenas por pessoas com Q.I. elevado. “Eles são atraídos por alguém que tenha seu mesmo nível de inteligência, interesses, habilidades de conversação, energia e senso de humor”, esclarece, antes de opinar: “para muitos, se definir como sapiossexual se tornou um posicionamento contra a atual cultura de pegação e superficialidade, na qual a aparência é mais valorizada do que todo o resto”.
Além disso, por vir de uma família LGBT, Kristin também queria desenvolver um aplicativo que não fosse apenas para pessoas heterossexuais, e sim que fosse mais “focado na mente e no coração do que simplesmente na aparência”.
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- Estudo aponta característica que torna uma pessoa mais atraente
- Oportunidade imperdível: 50 cursos gratuitos da Unicamp
- 5 aplicativos gratuitos para melhorar o seu foco e seus lucros
O Sapio não exige de seus usuários informações que o senso comum costuma tomar como indicativos de inteligência: seu perfil não necessariamente terá seu Q.I. e nem a sua formação acadêmica, por exemplo. Em vez disso, ele pede para você montar a sua descrição manualmente (ou a partir do que você já tem no Facebook) e, depois, apresenta perguntas para aprofundá-la. Alguns exemplos de questões são: “Se você fosse o líder supremo do mundo, que leis aprovaria?”, “O que faz você esquecer todos seus problemas e o mundo ao seu redor?”, “Se você ganhasse imunidade da lei por um dia, o que você faria e por quê?” e “Quando você percebeu que era um adulto?”.
A partir disso, o aplicativo seleciona pessoas que se pareçam contigo e colocam no seu radar. O funcionamento em si é bem semelhante ao Tinder: você arrasta o perfil da pessoa para a direita para curti-la e, se o interesse for recíproco, uma janela de conversa privada é aberta.
O Sapio está disponível para iOS e Android, mas ainda não tem versão em português.