BBB 23: Giovanna publica carta aberta para justificar falas racistas
"Na época, eu era cercada apenas pela branquitude e seus privilégios", escreveu a jovem pedindo perdão
Giovanna Leão, ex-participante da casa de vidro, do BBB 23, que foi cancelada após internautas resgatarem posts dela com teor racista, publicou uma carta aberta em suas redes sociais para justificar a polêmica.
Ela inicia pedindo perdão pelos erros do passado e dizendo que sua mentalidade atual é totalmente diferente da de alguns anos atrás.
“Com toda a sinceridade, e por quantas vezes forem necessárias, quero pedir PERDÃO por minhas falas totalmente erradas, meu pensamento tão equivocado na época – comparada à atual vivência e consciência de classe que possuo hoje – pois na época, eu era cercada apenas pela branquitude e seus privilégios. Mas isso não justifica o que fiz. Nada justifica”, escreveu.
- BBB 23: Bruna e Fred pedem desculpas à produção do reality
- BBB 23: Equipe de Sarah Aline expõe comentários racistas
- ‘O Brasil está vendo’, diz Key após acusar MC Guimê de jogo sujo no BBB 23
- BBB 23: jogada de MC Guimê repercute e rende memes nas redes sociais
Giovanna ficou sabendo do cancelamento quando ainda estava no confinamento da casa de vidro. O público que estava no shopping mostrou a ela notícias sobre a situação.
Inicialmente, ela desdenhou, mas depois, pressionada, chegou a cair no choro com a situação e pediu desculpas a um rapaz que levou um cartaz a chamando de “chata” e “preconceituosa”.
Leia a carta de Giovanna Leão na íntegra:
“Tive pouco tempo para absorver as informações, mas uma vez que minha mentalidade está há muitos anos mudada, não é difícil me abrir com vocês e mostrar quem eu sou hoje. É um texto longo, mas necessário para esclarecer assuntos muito sérios! Com toda a sinceridade, e por quantas vezes forem necessárias, quero pedir PERDÃO por minhas falas totalmente erradas, meu pensamento tão equivocado na época – comparada à atual vivência e consciência de classe que possuo hoje – pois na época, eu era cercada apenas pela branquitude e seus privilégios. Mas isso não justifica o que fiz. Nada justifica!
Eu sei que errei, mas eu gostaria que vocês me dessem uma oportunidade para que vissem que eu não sou a mesma Giovanna de anos atrás. Ao grupo que pertenci, e que nunca escondi ter entrado (pois não tem por que mentir para vocês ou fingir algo), espero que entendam que 1. foi há MUITOS anos, 2. a nomenclatura era usada de maneira geral e entre todas as pessoas que estavam no grupo e fora dele (e em outras redes sociais), 3. era um dos grupos mais famosos para divulgar lives, e 4. eu usava o espaço SOMENTE para divulgação de quando eu estava jogando online, assim como em outros vários e diversificados grupos!
Sobre o envolvimento da menina (que preservarei o nome em respeito a ela, pois tive conhecimento de que a atacaram também e isso tem que parar!), pontuo que pedi desculpas logo após o ocorrido, pois mesmo imatura e sem tanto entendimento acerca do tema naquele momento, soube o quanto ela se abalou. Nós brigamos feio, mas minha fala foi desproporcional. Entendo ela não ter aceito meu pedido de desculpas na época, e peço desculpas novamente!!
Perdão, perdão a todo mundo que ofendi, que despertei gatilhos, que machuquei, que entristeci, que enraiveci. Por fim, reitero que, da mesma forma que não reproduzi esse erro nos últimos anos, me comprometo a estar cada vez mais receptiva e atenta a assuntos dessa temática, para que nunca mais se repita, sempre em busca de evolução e aprendizado. Desculpa. Perdão. Estou de peito aberto para ouvir as críticas, continuar aprendendo e dialogar. Compreender cada vez mais e aceitar tudo o que mereço.
Obrigada por todo amor que, mesmo com tudo, me ofereceram. Obrigada. O sonho do BBB acabou, mas a vida continua. Tem que continuar. Com carinho e MUITO respeito, Giovanna.”
https://www.instagram.com/p/CnX4i-hvebT/