BBB20: Babu explica por que odeia ser chamado de negro
Mais uma vez, Babu deu aula
Após a eliminação de Felipe Prior do Big Brother Brasil 20 (BBB20), Babu Santana explicou por que odeia ser chamado de negro, em conversa com as sisters na cozinha VIP da casa mais vigiada do Brasil, nesta quarta-feira, 1º.
Não é a primeira vez que Babu compartilha conhecimentos importantes para a sociedade dentro do reality da TV Globo. Nesta quarta-feira, ele contou sobre a origem ofensiva da palavra “negro” e explicou que chamar as pessoas de “preto (a)” pela cor da pele é o considerado correto.
“Pessoas de pele preta não eram chamadas de negro. Era moros, africanos, qualquer coisa, menos negro. Negro vem de nigro, do grego, que é inimigo, e é por isso que eu renego esse nome”, relatou. “Se você pegar negro no dicionário português é ‘o que não remete luz, funestro, sinistro’. Não tem uma atribuição positiva a essa palavra”, completou Babu.
- BBB 23: Equipe de Sarah Aline expõe comentários racistas
- BBB 23: jogada de MC Guimê repercute e rende memes nas redes sociais
- Bruno Gaga explica motivo de desistência do BBB 23 e recebe apoio da produção
- BBB 23: Irmã de Key critica Bruna Griphao e aponta racismo no reality
Veja o vídeo completo:
Racismo: saiba como denunciar
Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.
Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.
A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.
No Brasil, há uma diferença quando o racismo é direcionado a uma pessoa e quando é contra um grupo. Saiba mais como denunciar e o que fazer em caso de racismo e preconceito neste link.
Acompanhe a página especial do BBB20 na Catraca Livre e fique por dentro de tudo que rola na casa mais vigiada do Brasil!