BBB20: Fãs aconselham namorada a terminar com Petrix

Postura machista do ginasta gerou revolta nas redes sociais

28/01/2020 09:48

Os internautas que acompanham o Big Brother Brasil (BBB20), da Globo, estão revoltados com a postura machista de Petrix (Camarote) e iniciaram uma campanha indireta para que a namorada do ginasta, Joline Heitmann, termine o romance com o Líder da semana, que já dura seis meses.

Petrix (Camarote) e Joline Heitmann namoram há 6 meses
Petrix (Camarote) e Joline Heitmann namoram há 6 meses - Reprodução/Instagram

A modelo alemã tem recebido mensagens no Instagram de fãs pedindo para que ela coloque um ponto final no relacionamento com o atleta.

“Amiga, larga esse cara. És tão bonita, aparenta ser gente boa… Você merece mais”, escreveu um seguidor. “Seu namorado não presta, você merece algo melhor”, escreveu mais um, em inglês. “Tão bonita, mas chifre não escolhe em quem pegar”, disparou outro.

Porém, teve gente que reprovou o nível das mensagens e pediu para que os internautas respeitassem a moça neste momento.

“Vamos mostrar que temos empatia a dor do próximo. Só Deus sabe como ela deve estar. Vamos deixar coração pra ela”, incentivou outra seguidora. “Eu fico chocada com a falta de empatia! Pra que ficar comentando esse tipo de coisa na foto da menina? Quanta falta de respeito! Pensem, gente, por favor! As pessoas têm sentimentos! Ela com certeza acompanha o ‘BBB’ e o relacionamento dela com o Petrix diz respeito só aos dois. Deixem a menina em paz!”, disse outra seguidora.

O comportamento de Petrix vem causando polêmica desde os primeiros dias de confinamento. Isso porque o ginasta foi acusado de assédio sexual após apalpar e sacudir os seios de Bianca Andrade (Camarote). A emissora, por sua vez, ouviu a digital influencer e ela negou que tenha entendido os gestos como um abuso.

Depois, o brother deu declarações machistas de que faltou ‘qualidade’ nas meninas selecionadas, referindo-se ao quesito beleza.

O que é machismo?

O machismo é o preconceito que se opõe à igualdade de direitos entre os gêneros, favorecendo o gênero masculino em detrimento ao feminino. Em bom português: é toda a opressão sofrida por mulheres e produzida por homens.

Por exemplo, uma pessoa machista é quem acredita a mulher não deve se portar e ter os mesmo direitos de um homem ou que julga a mulher como é inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais.

O pensamento machista é totalmente cultural e pode vir de todo canto da sociedade, independente da classe social, posição política, religião ou família.

Por ter sido tratado como algo normal por muito tempo, há apenas algumas décadas esse comportamento é problematizado, especialmente pelos movimentos feministas, que lutam pela igualdade de gênero.

E mesmo com o avanço da luta feminista, não é todo mundo que concorda que o machismo deve ser combatido. Isso faz com que, mesmo com os esforços feministas, ele ainda esteja presente em tantos ambientes.

É importante lutar contra o machismo porque…

– Das 500 maiores empresas do mundo, menos de 5% possuem CEO’s mulheres;
– As mulheres realizam 6 vezes mais os afazeres domésticos do que os homens;
– 62% dos homens acreditam que é dever deles sustentar a família;
– 51% das mulheres concordam com os homens acima;
– 1 em cada 3 mulheres sofre algum tipo de violência doméstica ao longo de sua vida;
– A cada 2 segundos, uma garota menor de idade é forçada a se casar;
– 1/3 dos países não entende violência doméstica como crime;
– Mais de 200 milhões de garotas e mulheres foram obrigadas a passar por mutilação genital;
– 87 mil mulheres foram vítimas de feminicídio em 2017 no mundo;
– 58% delas foram assassinadas por conhecidos ou familiares;
– Acontece 6 feminicídios por hora em todo o planeta;
– No Brasil, 1200 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2018;
– Isso é 4% a mais do que em 2017.