Bolsonaristas zombam Camila Pitanga por malária falando de cloroquina

Para bolsonaristas essa seria uma forma da atriz tomar o medicamento sem precisar 'dar razão a Bolsonaro' quando a eficacia da droga no combate a covid-19

Apoiadores de Jair Bolsonaro decidiram zombar da atriz Camila Pitanga, nesta terça-feira, 1, pela artista em diversos momentos criticar atitudes do presidente e agora, após relatar que ela e a filha estão com malária, precisem tomar cloroquina, tida pelos bolsonaristas como o “remédio do presidente”.

Bolsonaristas criam meme para insinuar que Camila Pitanga não estaria com malária de verdade
Bolsonaristas criam meme para insinuar que Camila Pitanga não estaria com malária de verdade

Há bolsonarista negando que Camila Pitanga esteja com malária e que na verdade ela teria inventado o diagnóstico para poder tomar cloroquina, que possui eficácia comprovada contra a malária, mas não contra o novo coronavírus.

De fato, o medicamento tem foi testado em vários hospitais do mundo todo em pacientes com quadro grave de covid-19. Porém, ainda faltam evidências conclusivas sobre sua real eficácia e segurança nesses casos. Após diversas mortes e resultados negativos, a Organização Mundial da Saúde interrompeu os testes com a cloroquina e a hidroxicloroquina no tratamento contra a covid-19.

Mesmo assim, a cloroquina tem sido amplamente apontada pelos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump como a solução para os casos graves de coronavírus. Bolsonaro chegou a defender a medicação durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV.

No início da pandemia, com a possibilidade de eficácia da cloroquina no combate ao novo coronavírus, o medicamento chegou a ficar em falta nas farmácias, comprometendo o tratamento de quem de fato precisa da droga.

Cabe aqui dizer que cloroquina é usada há mais de 70 anos contra a malária. A hidroxicloroquina é um derivado menos tóxico da droga e também usada contra malária, lúpus e artrite.

A malária é uma doença infecciosa febril, aguda, transmitida através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, e caracterizada por febre alta acompanhada de calafrios, suores e cefaleia. No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, área endêmica para a doença.

Camila Pitanga publicou em suas redes sociais uma foto dos exames com o resultado positivo para a doença, mas não bastou. Até o procurador Ailton Benedito, Secretaria de Direitos Humanos da Procuradoria-Geral da República, ironizou a artista.  “Tomara que se recuperem plena e rapidamente. Foi prescrita cloroquina para o tratamento?”, escreveu o bolsonarista.

https://twitter.com/AiltonBenedito/status/1293196909360959490?s=20

“Camila Pitanga afirmou que está com Malária só para tomar Cloroquina sem ter que dar o braço a torcer. Malária em Copacabana, em pleno inverno é de matar”, escreveu um internauta. “Como tomar cloroquina sem dar razão pro Bolsonaro? Nesta sexta no Globo Repórter: Camila Pitanga”.

Confira a repercussão na web:

https://twitter.com/SouAliada/status/1293279441347579904?s=20

https://twitter.com/wendellgjj/status/1293320138515779584?s=20