Campanha nas redes sociais quer ajudar vítimas de violência doméstica
Uma campanha silenciosa tem se disseminado nas redes sociais para ajudar vítimas de violência doméstica. Batizada de “The Black Dot Campaign” (“campanha do ponto negro”, em tradução livre) a iniciativa quer encorajar pessoas que tenham sofrido violência doméstica a desenharem um ponto negro na palma da mão para denunciar parceiros agressivos.
Na página da campanha no Facebook é possível ler a seguinte descrição: “A campanha do ponto negro permite que vítimas que não podem pedir ajuda verbalmente peçam ajuda através de um simples ponto negro que possa ser reconhecido pelas pessoas”.
Embora a iniciativa tenha uma ótima intenção, algumas instituições americanas que acolhem vítimas de violência doméstica, não acham que se trata de uma boa ideia já que as mulheres ficariam ainda mais vulneráveis a seus agressores ao exporem sua situação nas redes sociais.
- Gaslighting: psicóloga de Harvard ensina como responder a um manipulador emocional
- Entenda o que é o transtorno explosivo intermitente e saiba como lidar
- Projeto forma vítimas de violência doméstica para trabalhar na construção civil
- Gaslighting: 7 sinais do abuso que você não deve ignorar
Em um post na página da campanha, sua idealizadora, que é uma sobrevivente de violência doméstica, declarou: “ Esta é uma ideia para pensar fora da caixa e tentar abrir os olhos e ouvidos das pessoas para o que está acontecendo em termos de abuso no mundo. Esta não é a solução que irá ajudar a todos, o que vai ajudar é que a pessoa perceba o abuso e saiba como buscar ajuda.