Carla Vilhena fala sobre polêmica com Maju e acusações de racismo

A jornalista Carla Vilhena falou de seus comentários polêmicos sobre Maju Coutinho, pela primeira vez, em entrevista ao A Tarde é Sua, nesta quarta-feira,

Por: Redação

A jornalista Carla Vilhena falou de seus comentários polêmicos sobre Maju Coutinho, pela primeira vez, em entrevista ao A Tarde é Sua, nesta quarta-feira, 14.

Carla Vilhena criticou a postura de Maria Julia Coutinho no Jornal Hoje, durante a cobertura da morte do diretor Jorge Fernando. A jornalista usou o Twitter para proferir as críticas. Mas a repercussão foi negativa e muita gente a acusou de racista nas redes sociais, ao ponto dela apagar a publicação e postar um pedido de desculpa a Maju.

carla vilhena e maju coutinho
Crédito: ReproduçãoCarla Vilhena fala de seus comentários polêmicos sobre Maju Coutinho

“Eu jamais, nunca faria algo para magoar alguém, principalmente a Maju, uma pessoa tão doce e maravilhosa. Eu sou professora de vários jornalistas em formação, pessoas que querem trabalhar na TV. Naquele momento, a professora falou mais forte”, justificou Carla Vilhena.

Segundo a jornalista, ela errou e reconheceu que Maju não é só uma pessoa, ela é um símbolo da luta antirracista na televisão. “Eu errei em não avaliar o que e de quem eu estava dizendo. Não é uma pessoa comum, é o símbolo de uma luta de pessoas que se espelham na Maju e sofrem no dia a dia discriminações absurdas, cruéis”.

Carla Vilhena sustentou que não teve pretensões racistas com os comentários. “Quem acompanhou minha trajetória sabe que eu nunca cometeria nenhum tipo de discriminação, principalmente racismo, que é um crime”,

Ela diz tirou uma lição do episódio. “Isso tudo me fez ver como as pessoas sentem uma dor tão grande do seu dia a dia, da crueldade cometida com muitas pessoas nesse país, e voltaram a munição contra alguém que está do lado delas. Eu não reconheci ali um símbolo, eu tratei uma pessoa como pessoa.

Mas ao finalizar mostrou que ainda tem muito a aprender. “Exatamente por não ter nenhum resquício de racismo na minha existência é que não olhei a cor da pele”, disse a jornalista.

Não olhar para Maju e ver ali toda história de luta contra o preconceito, a opressão, por igualdade e dignidade humana, é um problema. Ignorar a existência da luta antirracista por que iria fazer ‘críticas construtivas’, não torna a atitude menos racista, muito pelo contrario.

1
‘O Irlandês’, de Scorsese, na sua sala
"O Irlandês", filme do diretor Martin Scorsese é lançado na plataforma de streaming Netflix. Com um elenco de tirar o fôlego …
2
‘Inacreditável’: a série da Netflix que veio para surpreender
A série original da Netflix "Inacreditável" é baseada em um caso real e promete te fazer maratonar os 8 episódios …
3
03:50
‘Peaky Blinders’: sangue, navalhas e política na Netflix
A 5ª temporada da série "Peaky Blinders" vem recheada de situações inesperadas e roteiro sempre surpreendente narrando a saga da …
4
05:17
“O código Bill Gates”: decifrando a mente do multibilionário
"O Código Bill Gates" é uma minissérie produzida e lançada recentemente pela Netflix que promete te fazer mergulhar direto pelas …
5
04:50
‘Evelyn’: um filme sobre como superar uma tragédia familiar
"Evelyn" é uma história familiar que discute, sob um olhar extremamente pessoal e sensível, o reflexo de um suicídio na …
6
11:28
Netflix: 4 motivos para assistir o filme de Breaking Bad
Está ansioso para assistir "El Camino: A Breaking Bad Film"? Pode ficar tranquilo que a estreia mundial pela Netflix é …
7
04:44
Netflix: nova temporada da série ‘Explicando’ investiga a mente humana
https://youtu.be/W7LcbbWltb0
8
04:20
Netflix: “Life Animated”- uma história sobre autismo, Disney e amor
Hoje a dica do "Cultura em Casa" é um documentário lindo que vai surpreender você: "Life Animated". O filme conta a …